MDV comemora 64 anos e homenageia fundador do Ceforma

Emoção e gratidão. Duas palavras que marcaram a solenidade de re-inauguração do Centro de Estudos da Maternidade Darcy Vargas (Ceforma) que passa a carregar o nome do Dr. Mário Nascimento. Uma homenagem ao fundador do centro que tem grande participação nos trabalhos da instituição.

Fundado em 1997, o Ceforma tem o objetivo de garantir qualidade quando o assunto é ensino e pesquisa. É através dele que os funcionários da MDV contam com um vasto acervo de livros e revistas na biblioteca, além de pesquisas on-line; é colaborador nos trabalhos científicos e na organização da área de Ensino e Pesquisa de Residência e Estágios; e é o responsável por manter os programas de assistência social voltado à comunidade.

Na manhã de sexta-feira (15), o centro passou a se chamar Centro de Estudos Dr. Mário Nascimento. Uma iniciativa dos funcionários da maternidade para agradecer o engajamento que o pediatra sempre teve nas atividades da entidade. “É uma homenagem muito justa, pois o Dr. Mário é com um pai para todos. Ele é um exemplo de ética, carinho e amor com o trabalho feito para a comunidade e foi quem lutou e trabalhou para o bom trabalho do Ceforma”, argumenta o diretor da MDV, Fernando Marques Pereira.

Mário Nascimento formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1957. Em Joinville, teve forte atuação, envolvendo-se nos trabalhos da Sociedade Joinvilense de Medicina e do conselho deliberativo do Hospital Municipal São José. Participou da fundação da Unimed Joinville e da Sociedade Joinvilense de Pediatria. Foi diretor superintendente do Hospital Regional Hans Dieter Schimidt entre 1973 e 1976 e a Maternidade Darcy Vargas entre 1990 e 1991.

“Recebo essa homenagem com muita satisfação, mas não foi um trabalho só meu. Muita gente contribuiu para o sucesso do centro”, disse o pediatra durante a cerimônia. “Se cada um fizer a sua parte com dedicação, o centro e a MDV vão crescer e servir cada vez melhor a comunidade”, finalizou Nascimento que atualmente é presidente do Centro de Estudos e Orientação da Família (Cenef).

A homenagem faz parte da programação de aniversário da Maternidade Darcy Vargas que comemora 64 anos neste sábado (16). A entidade é referência estadual no atendimento especializado para mãe-filho-família e possui programas como Banco de Leite Humano, Atenção Humanizada e Curso de preparação para Gestantes, visando a saúde da mãe e do bebê.

Durante os mais de 60 anos de trabalho, a Maternidade já recebeu vários prêmios pela excelência de seus serviços. Entre eles, destacam-se o Prêmio Professor Galba de Araújo (2005), Troféu Antonieta de Barros (2003), além do reconhecimento desde 1994 pelos Fundos das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial de Saúde (OMS) com o título de Hospital Amigo da Criança.

Atualmente, a instituição é comandada pelo médico Dr. Fernando Marques Pereira e está vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.