Após 24 anos sem fabricação nacional, a Petrobras recebeu o primeiro guindaste offshore,de um lote total de 20 unidades compradas com exigência de conteúdo local mínimo. Destinados às plataformas do pré-sal, além da P58 e da P62, os guindastes serão entregues ao longo dos próximos cinco anos, com índice de conteúdo local crescente de 20% a 65%.
Como parte da estratégia de desenvolvimento deste mercado, foi realizada em 2010 uma licitação internacional com empresas estrangeiras dispostas a produzir os guindastes em solo nacional. A vencedora foi a italiana M.E.P. (Pellegrini Marine Equipment).
Destino
Até o fim de 2012, a Petrobras receberá da M.E.P. quatro guindastes. Os dois primeiros serão instalados na plataforma P-58, que está com a integração em curso no Estaleiro de Rio Grande (RS). Prevista para entrar em produção em 2014, a P-58 irá operar no campo Norte do Parque das Baleias, na Bacia de Campos. O terceiro e quarto guindastes vão para a plataforma P-62, cuja integração está ocorrendo no porto de Suape, em Ipojuca/PE. A P-62 irá operar no campo de Roncador, também na Bacia de Campos.
O contrato da Petrobras com a M.E.P. estabeleceu em 20% o conteúdo local dos dois guindastes destinados à P-58, mas a empresa superou, alcançando 25,11% já no primeiro deles. Nos outros dois equipamentos, para a P-62, a participação nacional chegará a 35%. Os 16 restantes, que irão operar nas plataformas do Pré-Sal, serão fabricados ao longo dos próximos cinco anos, incorporando conteúdo local gradativamente até alcançar 65%.
Histórico
Há seis anos, a Petrobras identificou a necessidade de realizar um programa de nacionalização de 150 guindastes offshore para plataformas fixas, flutuantes e semissubmersíveis. Foi um dos casos de famílias de equipamentos e materiais identificados pela Companhia que não eram atendidos pelo mercado nacional (este equipamento, em especial, não possui fornecedor nacional e tem poucos ao redor do mundo). A partir daí, foi estabelecida a meta de fomentar a fabricação no país, mantendo os aspectos de competitividade de preços e sustentabilidade tecnológica.
Características dos guindastes
Altura: 48 metros (comprimento da lança), o equivalente a um prédio de cerca de 20 andares.
Peso: 111,5 toneladas.
Capacidade de içamento do guincho principal: 25 toneladas a 25 metros de altura.
Preço / unidade: EUR 2,2 milhões
Muito boa notícia mesmo Domingos! Quanto mais dominarmos as tecnologias e produzirmos nosso conhecimento e equipamentos, mais soberanos e fortes seremos no mundo. Obrigado pela participação!
Excelente notícia. Precisamos recompor a indústria naval brasileira que foi sucateada no período FHC.