Desde que me conheço por gente, aprendi e entendi que respeitar o outro é fundamental para a vida em sociedade. Respeitar as diferenças de raça, cor, credo. Respeitar as opiniões, os gostos, interesses e visões de mundo. Respeitar as pessoas especiais que precisam de acolhimento, atenção, apoio. Ajudar e ser solidário nos momentos precisos.
Esta semana tive a grata surpresa de ser convidado a visitar a Apae de Joinville, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, para ouvir um pedido e conhecer a instituição. O contato veio por intermédio do amigo Jailson, irmão de um diretor do Sindicato dos Mecânicos, entidade que assessoro há quase 10 anos. Ele tem um filho que é atendido na Apae, e viu neste humilde jornalista e blogueiro uma possibilidade de apoio na área de comunicação.
Ouvi o pedido, conversei durante duas horas com ele e a presidente Heloísa, ex-professora e diretora de escolas que já conhecia há alguns anos, aceitei de pronto o pedido e conheci o trabalho maravilhoso que vários profissionais desempenham em favor de pessoas que precisam ser reconhecidas como cidadãs. Gente de todas as idades, homens e mulheres adultos, crianças, e até bebês.
Fiquei emocionado, tocado por esse trabalho solidário e humano. Já tive um irmão com uma deficiência na intelectualidade que infelizmente nos deixou há cinco anos, e que me ensinou a ser ainda mais humano e atencioso. Era meu amigão, meu fiel escudeiro e parceiro de trabalhos, jogos de futebol, passeios, campanhas políticas. Saudades.
Então, a partir desta data, já estou trabalhando voluntariamente para a Apae Joinville na assessoria de comunicação. Aos amigos de imprensa, companheiros da área, leitores deste blog, peço o apoio na construção de uma agenda positiva para essa instituição que completará 46 anos de serviços na área da saúde, educação e assistência social não só na maior cidade de Santa Catarina, mas também para toda a macroregião. Conto com vocês!