Museu da Bicicleta sem coordenador: Até tú Carlito?

Museu da Bicicleta é o único existente em toda a América Latina
Museu da Bicicleta é o único existente em toda a América Latina

Lí hoje na edição do Jornal Notícias do Dia de Joinville (SC), caderno Plural, que o coordenador do Museu da Bicicleta de Joinville – MUBI – foi exonerado, demitido, enxotado do seu cargo pelo presidente da Fundação Cultural Silvestre Ferreira e alguns diretores, desses que preferem se cercar de amigos. Valter Bustos chegou a Joinville em 2001 para instalar o MUBI a pedido do então prefeito Luiz Henrique da Silveira para marcar os 150 anos da cidade.

Todo o acervo pertence à Bustos, que angaria, cuida e expões seu amor pelas bicicletas e objetos antigos desde criança e juventude. Toda essa história de trabalho e de vida ele trouxe para a cidade por um pagamento inicial de aluguel do acervo. Passados alguns anos, já no governo de Marco Tebaldi, o então presidente da Fundação Cultural Rodrigo Bornholdt quis encerrar o contrato por entender ser a forma encontrada inconstitucional. Mas não ofereceu saídas ao colecionador e proprietário do acervo. Ele queria inclusive que o acervo ficasse de posse do município.

Naquela época, em 2005, Valter quase levou tudo para a cidade de Itajaí (SC) com o aval do então deputado federal Carlito Merss. O Museu da Bicicleta só não foi para lá porque Bustos insistiu que Joinville é a cidade ideal, Cidade das Bicicletas, e tudo o mais. Com todo o ba-fa-fá, tudo ficou como estava, e até fizeram uma engenharia para criar o cargo de coordenador do Museu, deixando o colecionador no mesmo.

Passados cinco anos, Valter é exonerado sem mais explicações no governo de quem lhe apoiou fortemente em 2005, o atual Prefeito Carlito Merss! Ou seja, Joinville pode perder o Museu da Bicicleta, o mais visitado de todos os museus existentes na cidade porque um grupo deseja outros objetivos (??) para o mesmo. Quais seriam eles? O que pensa Carlito? Será que foi determinação dele? Vontade dele?

Carlito Merss teria se contaminado com o vírus da ruim administração de Tebaldi e aí por isso se utiliza das mesmas fórmulas ditatoriais e sem critérios de seu antecessor? Joinville sem o Museu da Bicicleta, até tú Carlito trai a quem deu a Joinville um acervo digno da cidade que usa a bicicleta como propaganda? Vejamos os próximos passos, se isso tem volta ou será mais um desgaste desnecessário da administração petista.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.