Incêndio em São Francisco do Sul: famílias deixam cidade fugindo da fumaça tóxica

fumaça proveniente do incêndio que tomou um armazém de fertilizantes próximo a BR-280, em São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina, está deixando a população apreensiva. Segundo a Polícia Militar, alguns moradores estão deixando o município. “As pessoas estão saindo da cidade”, contou o morador Paulo Roberto Alves, de 49 anos, aoG1.

Durante a manhã desta quarta-feira, os bombeiros informaram que a fumaça do incêndio era tóxica, porém o governo de Santa Catarina emitiu uma nota informando que a carga de fertilizante à base de Nitrato de Amônio, na região do Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte, não é tóxica.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militares da região (São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha e Joinville, além do Comando Geral de Florianópolis e do helicóptero da PM Arcanjo) foram chamadas para auxiliar no combate ao incêndio, que começou por volta das 23h de terça-feira (24).

Até as 11h desta quarta (25), as equipes trabalhavam no controle das chamas. O armazém fica dentro de um terminal de cargas no Bairro Paulas. O local e bairros circunvizinhos (Iperoba, Reta, Rocio Pequeno e Sandra Regina) precisaram ser evacuados por causa da fumaça tóxica. No local, havia cerca de 10 mil toneladas de fertilizantes.

Paulo Roberto é um dos mais de 42 mil habitantes que teve a rotina afetada pelo incidente. Sua casa fica cerca de 2 km do armazém. O morador e sua família foram no início da manhã desta quarta (25) para Joinville, a 22 km de distância, onde vai ficar na casa de parentes até que “as chamas sejam controladas”. Já o morador David Feliciano da Silva, de 21 anos, foi para Araquari, a 16 km de São Francisco do Sul.

As famílias das localidades atingidas pela fumaça foram levadas para dois abrigos: no Colégio Estadual Santa Catarina e na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Pessoas intoxicadas foram encaminhadas para hospitais de São Francisco do Sul e Joinville. Conforme os Bombeiros Voluntários, a fumaça estava passando baixa sobre as casas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Antônio Edival Pereira, a orientação é que as pessoas procurem um local arejado, já que o produto contém substâncias tóxicas, como nitrato de amônia e cloreto de potássio. “Estamos trabalhando para amenizar a situação”, declarou.

Bloqueio em rodovia
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) montou uma barreira no trevo de Balneário Barra do Sul, em direção a São Francisco do Sul, para orientar as pessoas a não seguirem em direção ao município por volta das 8h. A polícia informou que o tráfego está bastante intenso no sentido São Francisco do Sul-Joinville porque alguns moradores estão deixando a cidade. Até as 11h, havia formação de fila de aproximadamente 4 km.

Ventos
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, pela localização do fogo, a fumaça deve ir no sentido do mar e acabará passando pelas praias da cidade. O vento na região de São Francisco do Sul é na direção Oeste/Sudeste.

Do G1

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.