Petrobras e MinC lançam editais no valor de R$ 14,5 milhões

A Petrobras e o Ministério da Cultura anunciaram nesta terça-feira (5/7) o lançamento das Ações Petrobras – MinC, que marcam a continuidade da parceria iniciada em 2003, na realização de editais de seleção pública e projetos estruturantes.

A Ação Cultural dará apoio a 10 projetos, entre eles seis editais, com valor total de R$ 14,5 milhões. Esses projetos fazem parte da política pública de Cultura e complementam as ações da seleção pública do Programa Petrobras Cultural.

No evento de lançamento, realizado no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro, estiveram presentes a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz; o gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa; e a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa.

O regulamento dos editais está disponível no site do Ministério da Cultura (http://www.cultura.gov.br).

Confira a lista dos editais e projetos:


Edital de apoio à produção de documentários sobre o patrimônio cultural imaterial – ETNODOC ANO III

Destina-se a apoiar 15 projetos inéditos de documentário, média-duração, do gênero documentário etnográfico, voltados para exibição em redes públicas de TV.
Valor patrocinado: R$ 1,5 milhão


Revista de História da Biblioteca Nacional

Desde 2005, o projeto tem como objetivo divulgar e popularizar o conhecimento histórico produzido nas universidades do Brasil e do exterior para o grande público, apresentando valiosa coleção de imagens e documentos da Biblioteca Nacional.
Valor patrocinado: R$ 1 milhão


Prêmio Culturas Indígenas – 4ª Edição

Edital de fomento a iniciativas e projetos culturais nas mais diferentes linguagens e áreas de expressão, dentre as mais de 200 etnias indígenas existentes no país.
Valor patrocinado: R$ 2,4 milhões

Revista Filme Cultura – II

Produção e publicação de seis novos números da revista Filme Cultura.
Valor patrocinado: R$ 600 mil

Edital Brasil Criativo – Prêmio de Fomento a Micro-empreendimentos
Edital de seleção de microempreendimentos dos setores criativos para concessão de apoio financeiro, com a finalidade de alavancar a sustentabilidade econômica desses empreendimentos.
Valor patrocinado: R$ 1 milhão

Plano de Recuperação Emergencial para o Museu Nacional de Belas Artes  
Tem como objetivo promover o restauro dos elementos arquitetônicos e artísticos e a readequação de infraestrutura, bem como a recuperação da estrutura museológica.
Valor patrocinado: R$ 2 milhões


2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro – Brasileiras

Tem como objetivo premiar a contribuição artística de criadores das expressões afro-brasileiras das áreas de artes visuais, dança e teatro.
Valor patrocinado: R$ 1,5 milhão


Edital Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo

O objetivo consiste em apoiar circos, artistas, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio da destinação de recursos que viabilizem projetos de artes circenses nas diversas regiões do país, e premie mestres circenses pelo reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento e divulgação dessa arte.
Valor patrocinado: R$ 2 milhões


Brasil, Memória das Artes

O objetivo é promover a realização de nova etapa do projeto de salvaguarda e difusão do patrimônio artístico nacional com acervos de propriedade da Funarte, através do Centro de Documentação e Informação, CEDOC, com difusão na Internet através do Portal das Artes.
Valor patrocinado: R$ 1 milhão


Conexão Artes Visuais

O objetivo é estimular a produção artística e sua difusão, através de propostas para intercâmbios de artistas, pesquisa e experimentação, permitindo a realização de atividades artísticas e de impacto social para estimular o aperfeiçoamento, a produção de qualidade e a formação de espectadores para as Artes Visuais.
Valor patrocinado: 1,5 milhão

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.