Joinville recebe Feira Internacional de Artesanato

“Vai ser um choque cultural”, garantem os organizadores do evento ‘Mãos da Terra – Feira Internacional de Artesanato’, que ocorre em Joinville, de 31 de outubro a nove de novembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Serão milhares de peças de artesanato de mais de 20 estados brasileiros e 20 países, como México, Índia, Uganda, Japão, Tunísia, Turquia, Argentina, Palestina, Kênia, entre outros. A feira estará entre as maiores e mais organizadas do gênero da América Latina.

São 90 expositores que trazem artigos como tecidos, vasos, peças de decoração, adornos e muito mais. Segundo Karine e Marcus Romera, sócios da M&K Art Promoções e Eventos de Balneário Camboriú, empresa promotora da feira, a escolha da cidade para sediar o evento é por Joinville ter uma das maiores rendas per capita familiar do País. Um fato interessante é que em boa parte dos estandes os próprios donos irão comercializar os produtos. Alguns não falam português, mas somente a língua do país de origem. Com isso haverá a ‘garantia de uma rica diversidade cultural’, garante Marcus. Ele afirma ainda que essa feira vai abranger todos os tipos de público,  pois terá produtos de todos os preços. ‘Em relação as grandes feiras do seguimento, está estará acessível a todas as classes sociais’, garante.

Além dos produtos oferecidos, os expositores irão disponibilizar várias oficinas e demonstrações de como alguns são feitos. É o caso de um projeto social de São Paulo que confecciona camisetas com garrafa PET. Haverá também uma de oficina de oleiro, com um expositor do estado do Espírito Santo, que ensina como fazer um vaso no melhor estilo artesanal. Outro expositor de São Paulo irá ensinar a confeccionar sabonetes artesanais decorados. Algumas entidades regionais também estarão presentes, é o caso do Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul, Núcleo de Artesãos de Joinville, Fundação Catarinense de Cultura, entre outras.

O funcionamento será das 14 às 22 horas. O estacionamento é gratuito. A entrada custa R$5, mas crianças até 12 anos e pessoas com mais de 60 não pagam. A feira é promovida pela M&K Art Promoções e Eventos e tem o apoio da Unimed.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa “Mãos da Terra – Feira Internacional de Artesanato”

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.