Açucar mascavo e os benefícios

açucarA dúvida que muitas pessoas têm inclusive quem faz dietas e quem tem diabetes é o consumo de açúcar mascavo ou o refinado, os alimentos ricos em açúcar devem ser evitados por vários motivos um deles é o excesso de calorias que eles possuem devido a isto muitas pessoas aderem ao consumo de adoçantes e o consumo do açúcar mascavo ainda gera dúvidas por esta razão e outra que muitos preferem optar pelo açúcar refinado e adoçante.

A diferença entre os dois tipos de açúcar esta no processo de produção, o refinado passa por processos químicos para que fique branco já o mascavo é obtido diretamente do caldo da cana e não passa por processos químicos intensos para sua clarificação. A cor que este tipo de açúcar tem é devido à época em que a cana é cultivada, estação do ano, solo entre outros, podendo variar do marrom ao dourado, substituir o açúcar refinado pelo mascavo não significa menos calorias já que o teor entre os dois possui uma diferença não significativa, o refinado possui 387 enquanto o mascavo 376 há uma diferença, porém pouca, os valores nutritivos entre eles sim fazem a diferença em nosso organismo.

Podemos fazer uma comparação do açúcar orgânico com os alimentos integrais que são produzidos de forma mais natural mantendo suas características nutricionais originais e as vantagens deste açúcar sobre o refinado são os valores de vitamina B1, cobre, fósforo, potássio, vitamina B6, cálcio e magnésio. De forma moderada e em menores quantidades pessoas com diabetes podem consumir sem prejuízos para saúde, do mesmo jeito que o açúcar comum faz com que o nível de glicemia aumente o mascavo também é absorvido pelo sangue elevando os níveis de açúcar, porém é muito mais nutritivo e oferece mais benefícios a saúde.

O açúcar refinado além de ter um teor calórico alto o que dificulta tratamentos de perda de peso não faz mal a saúde, porém o açúcar mascavo é o mais indicado e saudável, ele é rico em sacarose que é o açúcar das frutas o mais saudável de todos os açucares a diferença clara que faz o mascavo ser tão recomendado e saudável é que ele além de sacarose possui todas as vitaminas e sais minerais da cana de açúcar enquanto o refinado e cristal possuem muitas calorias glicose e frutose, ou seja, somente a sacarose.

Do site médico

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.