Brasil cumpre meta de redução da desnutrição infantil

O Brasil cumpriu a meta estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir a desnutrição infantil.

De acordo com estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde, a taxa de desnutrição aguda (baixo peso para a idade) caiu de 7,1% para 1,8% de 1989 a 2006. Já a desnutrição crônica (baixa altura para a idade) foi de 19,6% para 6,8% no mesmo período.

A queda é atribuída ao aumento da escolaridade das mães, à melhoria do padrão de renda e a melhores condições de saneamento básico e atendimento de saúde.

O menor número de crianças desnutridas é um dos principais fatores responsáveis pela queda da mortalidade na infância. Atualmente, morrem 22,8 crianças de até cinco anos para cada 1.000 nascidas vivas. Em 1990, eram 53,7. A meta estabelecida para 2015 pela ONU para esse indicador é chegar a 17,9. O Ministério da Saúde estima que esse índice será alcançado até 2012.

Uol

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.