Dia do Trabalhador será comemorado com grandes manifestos

As centrais sindicais estão mobilizando por todo o país para a comemoração do Dia do Trabalhador a ser comemorado amanhã, quinta-feira – 1º de maio. Para quem não sabe, a data foi criada em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras que lutaram por seus direitos com uma greve geral em Chicago (EUA) no ano de 1886. Naquele dia a repressão ao movimento resultou em mortos, feridos e presos, e por isso a homenagem anual. No Brasil já passamos por vários momentos como os de Chicago.

Em Joinville o Sindicato dos Mecânicos estará promovendo, em parceria com os sindicatos dos Metalúrgicos e Têxteis, o 5º Baile do Trabalhador, que será realizado no CTG Sítio Novo a partir das 22 horas deste sábado, 3 de maio. Muita coisa mudou na luta dos trabalhadores brasileiros, inclusive a forma de aproximação com as categorias. Mais simpatia e promoções de lazer surtem maiores efeitos aglutinadores.

Por todo o Brasil, a CUT realizará eventos em comemoração ao dia do trabalhador. Em São Paulo, atos políticos estão previstos para acontecer simultaneamente em três cidades. No Rio de Janeiro, o dia será marcado por shows e participação de parlamentares. Serviços de atendimento ao cidadão e atos de conscientização contra a violência e a favor das mulheres estão previstos no Distrito Federal. Marchas, manifestações e muitas festas estão no cronograma de atividades por todo o Brasil.

A todos e todas, trabalhadores do Brasil, os parabéns do Blog Palavra Livre. A luta nunca vai acabar….

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.