Maternidade Darcy Vargas faz campanha por mais doações ao Banco de Leite Materno

PalavraLivre-doacao-leite-prematurosBebês prematuros ou nascidos de gestantes com dificuldades de lactação precisam de leite materno. Nesta quinta-feira, 19, é Dia Mundial de Doação de Leite Humano e as mães em fase de aleitamento podem fazer doações na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.

No Banco de Leite do hospital foi montada uma sala para receber as doadoras e também há o serviço de coleta a domicilio, uma vez por semana.

No ano passado foram coletados 1.351 litros de 741 doadoras, o suficiente para a sobrevivência de 673 bebês. Em 2014, o número de crianças atendidas foi maior: 1.544 litros e 701 recém-nascidos amamentados por doadoras.

“A data é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação porque pesquisas mostram o efeito protetor para os prematuros e a importância do uso do leite humano pasteurizado”, explica a médica pediatra Maria Beatriz do Nascimento, da MDV.

Embora o Brasil disponha da maior rede de bancos de leite do mundo – 215 locais de armazenamento e 146 postos de coleta – a captação de doadoras é um dos grandes desafios.

“A amamentação é fundamental para a sobrevivência, nutrição e desenvolvimento na primeira infância. O aleitamento propicia o melhor início da vida para as crianças e protege contra doenças”, avalia o pediatra Fernando Pereira, diretor da MDV.

Dados do Banco de Leite da MDV
* 2015

– 28.719 atendimentos
– 1.351 litros coletados
– 741 doadoras
– 673 bebês atendidos

* 2014
– 24.547 atendimentos
– 882 doadoras
– 1.544 litros coletados
– 701 bebês atendidos

Com informações da MDV

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.