Palavra Livre 17 Anos!

Por Salvador Neto

Era o final do ano de 2007 quando um geminiano sonhador, e fazedor, se uniu a outro sonhador e artista, de nome Luciano Gonçalves – codinome Lucho, que eu carinhosamente nomeei – e transformaram um desejo do jornalista inquieto em ter seu espaço editorial próprio. Nascia então o Palavra Livre, um espaço dedicado a promover a boa informação, colocar luzes onde poderosos e espertalhões tentam sempre esconder-se, sem donos interesseiros. E assim se fez. Em abril de 2008 entramos no ar rarefeito, e turbulento, da internet

De lá para cá muitas coisas aconteceram. E muito do que aconteceu está nos milhares de postagens do Palavra Livre, nos mais diversos setores da economia, política, cultura, artes, literatura, muitas e muitas crônicas, impressões e opiniões deste escriba. Conteúdos alias, que causaram perseguições, processos, ódios, tentativas de intimidações – infrutíferas, mas também muitos apoios, incentivos e a certeza de que meu propósito está a ser alcançado. No Palavra Livre não há tréguas para o neofascismo, o neonazismo, a mentira e a degradante desinformação.

O Palavra Livre é, pois, uma cachaça, um bom vinho, que me deixa feliz a cada ano que passa. E, diga-se de passagem, nunca ganhei um centavo, um cêntimo pelo trabalho que fiz e faço de forma desprendida e prazerosa, assim como se faz amor com quem queremos e desejamos. Neste limiar da maioridade penso em formas de monetizar o Palavra Livre. Afinal, chegou a hora de ganhar a vida não é Palavra Livre?

Deixo aqui a minha gratidão ao Lucho pelo apoio interminável, e a todas e todos que apoiaram esta ideia, e que creem que um outro mundo é possível. Vamos em frente!

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.