As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

A atriz Cate Blanchett disse que quer parar de atuar para fazer outras coisas, juntando-se a uma longa lista de grandes estrelas de Hollywood que desistiram dos tapetes vermelhos por um estilo de vida diferente.

A atriz de 55 anos é vista como uma das atrizes mais talentosas e lucrativas do cinema, mas ela indicou várias vezes nos últimos anos que está ansiosa para se afastar da tela grande.

“Minha família revira os olhos toda vez que eu digo isso, mas eu quero dizer isso. Estou falando sério sobre desistir de atuar”, disse ela ao Radio Times em uma nova entrevista. “[Há] muitas coisas que quero fazer da minha vida.”

Falando sobre sua experiência de ser uma celebridade, ela acrescentou: “Quando você vai a um talk show, ou mesmo aqui agora, e então você vê frases de efeito de coisas que você disse, retiradas e em itálico, elas soam muito altas. Eu não sou essa pessoa.

“Eu faço mais sentido em movimento – já faz muito tempo para me sentir remotamente confortável com a ideia de ser fotografado.”

Seus comentários ecoaram comentários que ela fez ao programa This Natural Life, da BBC Radio 4, no ano passado, quando disse que “adorou” atuar, mas também disse que seria “brilhante” desistir e falou sobre sua paixão pela natureza e conservação.

Blanchett é mais conhecida por aparecer em filmes como Tár, Notes on a Scandal e Elizabeth: The Golden Age, e ganhou o Oscar por suas atuações em Blue Jasmine e The Aviator.

Ela não seria a primeira atriz de sucesso a mudar de carreira um pouco mais tarde na vida. Aqui estão 10 outros atores que se aposentaram da atuação (incluindo alguns que voltaram):

1. Cameron Diaz

1663b310-19d0-11f0-b132-e5cda66ac4b3.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

A atriz norte-americana foi uma das maiores estrelas de Hollywood nos anos 90 e 00, tendo feito sua estreia aos 21 anos ao lado de Jim Carey em The Mask há mais de 30 anos.

Inicialmente encontrando fama por suas performances patetas em comédias românticas como O casamento do meu melhor amigo, e comédias como Há algo sobre Mary, Diaz passou a provar suas habilidades dramáticas de atuação em filmes como Quero Ser John Malkovich e Gangues de Nova York de Martin Scorsese.

Mas ela fez um hiato em Hollywood após sua vez como Hannigan no remake de 2014 do musical Annie, confirmando sua “aposentadoria” em 2018. “Eu estava livre para ser [como] ‘Eu sou mãe, sou esposa, estou vivendo minha vida’ – foi tão adorável.”

Ela disse que a década que passou aposentada da atuação foram “os melhores 10 anos” de sua vida. Mas ela acabou sendo persuadida a retornar às telas no início deste ano para o thriller de espionagem Back in Action com o ator Jamie Foxx.

2. Daniel Day-Lewis

ef4c7660-19eb-11f0-97aa-8f143d28cc2f.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

A estrela vencedora do Oscar, considerado um dos melhores atores de sua geração, aparentemente se aposentou em 2017, mas não foi a primeira vez que ele se afastou dos holofotes.

Day-Lewis, que possui cidadania britânica e irlandesa, ganhou incríveis três Oscars de melhor ator por papéis em My Left Foot, There Will Be Blood e Lincoln.

Conhecido por deixar longos períodos entre os papéis, na década de 1990 Day-Lewis entrou no que chamou de “semi-aposentadoria” e se tornou aprendiz de sapateiro em Florença, Itália.

Ele foi persuadido a voltar a atuar por Martin Scorsese e sua oferta do papel em Gangues de Nova York.

Um comunicado emitido pelo agente da estrela em 2017, quando ele tinha 60 anos, disse que ele “não trabalhará mais como ator”.

Novamente, no entanto, isso provou não ser permanente. Day-Lewis está prestes a estrelar Anêmona, o longa-metragem de estreia de seu filho Ronan Day-Lewis. Daniel e Ronan co-escreveram o roteiro que “explora as intrincadas relações entre pais, filhos e irmãos, e a dinâmica dos laços familiares”.

Se é um caso único devido à conexão familiar ou o início de um grande retorno ao cinema, ainda não se sabe.

3. Jack Nicholson

56ba5dd0-19d8-11f0-ac21-23020a0fbda6.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Nicholson é um dos três únicos atores (incluindo Day-Lewis, acima) a ganhar três Oscars por atuação. Dois de Nicholson foram de melhor ator (Um Estranho no Ninho e Melhor É Impossível) e outro de melhor ator coadjuvante (Termos de Carinho).

Os outros papéis famosos da lendária estrela incluem Easy Rider, The Shining, The Departed, A Few Good Men, Batman e The Departed.

Embora ele nunca tenha anunciado formalmente que está desistindo ou se aposentando, ele disse anteriormente sua retirada dos holofotes foi provocada por um desejo de não “estar mais lá fora”.

Seu último papel no cinema foi em 2010 na comédia romântica How Do You Know.

Mas na semana passada, o diretor do filme, James L Brooks, disse ao Hollywood Reporter: “Eu não ficaria surpreso em ver Jack trabalhar novamente. Quer dizer, já faz um pouco de tempo, mas não sei. Talvez possa ser a coisa certa. Ele está lendo roteiros o tempo todo, eu acho.”

4. Greta Garbo

a82eb190-19db-11f0-ac21-23020a0fbda6.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

A lendária sereia sueca Greta Garbo declarou em 1941, aos 36 anos, que se aposentaria “temporariamente”. Provou ser permanente. A estrela de Camille e Rainha Christina nunca mais apareceu no filme.

Sempre a celebridade relutante, a atriz reclusa nunca jogou o jogo de Hollywood, recusando entrevistas e evitando estreias de filmes e outras aparições públicas.

A estrela enigmática, cuja famosa frase “Eu quero ficar sozinha” de Grand Hotel refletia um pouco seu desejo na vida real e na tela, só conseguiu aumentar sua mística ao se afastar dos holofotes.

No entanto, ela esclareceu mais tarde em uma entrevista: “Eu nunca disse: ‘Eu quero ficar sozinha’. Eu apenas disse: ‘Eu quero ser deixado em paz! Há toda a diferença’.”

Uma das poucas estrelas do cinema mudo a fazer uma transição bem-sucedida para o “falado”, Garbo mudou-se de Hollywood para Nova York, onde viveu até sua morte em 1990, aos 84 anos.

5. Sean Connery

cc437620-19df-11f0-ac21-23020a0fbda6.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Sinônimo de James Bond, a falecida estrela escocesa encontrou fama pela primeira vez como modelo e fisiculturismo antes de conseguir alguns pequenos papéis no teatro e na TV.

Ele fez sua estréia no cinema em No Road Back em 1957, mas interpretar o agente do Serviço Secreto 007 em Dr. No alguns anos depois deu a ele seu grande avanço. Ele estrelou mais cinco filmes de Bond, incluindo From Russia with Love e Goldfinger.

Connery apareceu em vários outros filmes ao longo de sua longa carreira, incluindo Marnie, de Alfred Hitchcock, The Man Who Would Be King, ao lado de Sir Michael Caine, The Untouchables (pelo qual ganhou um Oscar) e The Hunt for Red October. Mas ele seria para sempre casado com 007.

Em 2005, no entanto, ele disse que estava “Farto dos“, acrescentando que havia uma “lacuna cada vez maior entre as pessoas que sabem fazer filmes e as pessoas que dão luz verde aos filmes”.

Essa declaração veio alguns anos depois que ele estrelou A Liga dos Cavalheiros Extraordinários, que muitos concluíram ser uma das principais razões para sua aposentadoria.

A alcaparra de quadrinhos mal recebida seria sua última aparição na tela.

6. Rick Moranis

e68c5c60-19ec-11f0-97aa-8f143d28cc2f.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Crianças dos anos 80 e 90: Você sabe. Esse cara era uma grande estrela naquela época, a espinha dorsal da comédia de filmes populares como Ghostbusters, Honey I Shrunk The Kids e o musical Little Shop of Horrors (De repente, Seymour alguém?).

Mas então ele simplesmente pareceu desaparecer da face da terra. Então o que aconteceu?

Ele começou a reduzir o trabalho depois que sua esposa morreu de câncer em 1991 para se concentrar em criar seus filhos, com sua última aparição na tela grande sendo a sequência de 1997 Querida, nós nos encolhemos.

“Sou mãe solteira e descobri que era muito difícil criar meus filhos e fazer as viagens envolvidas em fazer filmes”, disse ele ao USA Today em 2005.

“Então eu fiz uma pequena pausa. E a pequena pausa se transformou em uma pausa mais longa, e então descobri que realmente não sentia falta.”

Ele continuou a fazer o trabalho de dublagem, no entanto, e Moranis estava pronto para fazer um retorno em uma reinicialização de Honey I Shrunk the Kids, que infelizmente não deu certo.

7. Gene Hackman

d3ae1570-19e2-11f0-ac21-23020a0fbda6.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Infelizmente, perdemos essa lenda da atuação no início deste ano, junto com sua segunda esposa Betsy Arakawa, mas a estrela não era vista na tela há anos depois de se aposentar da profissão a conselho de seu médico cardíaco – optando por uma vida tranquila no Novo México.

Hackman alcançou a fama em Bonnie e Clyde no final dos anos 60 e raramente ficava desempregado – em filmes como The French Connection, Mississippi Burning e Superman. Ele optou por desistir de atuar na sátira política Welcome to Mooseport em 2004.

Explicando sua decisão, ele disse à Reuters que não queria correr o risco de sair com uma nota amarga. “O negócio para mim é muito estressante. Os compromissos que você tem que fazer nos filmes são apenas parte da besta”, disse ele, “e chegou a um ponto em que eu simplesmente não sentia que queria mais fazer isso”.

8. Brígida Fonda

5c442a00-19ed-11f0-97aa-8f143d28cc2f.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Fonda, da famosa dinastia familiar, é outra estrela que desistiu no auge de sua fama.

Estrelando sucessos dos anos 80 e 90 como Scandal (sobre o Caso Profumo), Cameron Crowe’s Singles, O Poderoso Chefão Parte III e Single White Female (todo mundo queria copiar aquela safra de elfos, não apenas Jennifer Jason Leigh). E então… nada.

Fonda nunca se aposentou formalmente, ela apenas parecia recuar. Sua última aparição na tela grande foi em The Whole Shebang em 2001.

Quando questionada em 2023 por um repórter se ela voltaria a atuar em algum momento, ela respondeu: “Acho que não, é muito bom ser civil. “Justo!

A tia de Fonda, Jane, também parou de atuar em 1990 por vários anos, explicando mais tarde na Vogue que “Ela não estava mais se divertindo”. Mas mais tarde ela saiu da aposentadoria para o filme de comédia romântica Monster-in-Law.

“Foi apenas uma intuição de, por que diabos não? Já se passaram 15 anos e eu queria atuar novamente.”

9. Shelley Duvall

cc532c90-19ea-11f0-97aa-8f143d28cc2f.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Outra estrela que infelizmente perdemos no ano passado, Shelley Duval era mais conhecida por seus papéis em filmes como O Iluminado, Annie Hall e Nashville.

Seu afastamento dos holofotes não foi apenas sua escolha. Os papéis no cinema começaram a cair nos anos 90 e então ela decidiu voltar para o Texas depois que seu irmão foi diagnosticado com câncer.

Um ano antes de sua morte, ela disse à revista People: “É o período sabático mais longo que já tirei, mas foi por razões realmente importantes – para entrar em contato com minha família novamente”.

Duvall voltou a atuar no filme de terror, The Forest Hills de 2023. “Atuar de novo – é muito divertido. Isso enriquece sua vida”, disse ela à People. “[Jessica Tandy] ganhou um Oscar quando tinha 80 anos. Eu ainda posso vencer”, brincou ela. Infelizmente, ela não teve a chance.

10. Ke Huy Quan

98b2c2f0-19e6-11f0-bff1-bba065990f72.jpg As estrelas que deram adeus a Hollywood, e algumas que voltaram

Quem poderia esquecer a estrela mais charmosa da temporada de premiações de 2024, vencedora do Oscar e atriz de Everything, Everywhere All At Once, Ke Huy Quan?

Ele encontrou a fama pela primeira vez como ator infantil nos anos 80, quando conseguiu o papel de Short Round em Indiana Jones e O Templo da Perdição, de Steven Spielberg, antes de assumir outro papel principal no sucesso de aventura infantil Os Goonies.

Alguns papéis na TV se seguiram, mas o trabalho secou em grande parte, e ele se contentou em trabalhar nos bastidores como coordenador de dublês e assistente de direção. “É sempre difícil fazer a transição de um ator infantil para um ator adulto”, ele disse ao Telegraph. “Mas quando você é asiático, é 100 vezes mais difícil.”

Ele relutantemente desistiu – apenas devido à falta de oportunidade – e demorou anos até que ele apostasse no filme inventivo e excêntrico Everything, Everywhere, All At Once, onde seu papel como Waymond Wang lhe rendeu um Oscar e o tornou um queridinho de Hollywood mais uma vez.

Reportagem adicional de Steven McIntosh

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.