Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro é comemorado desde 1961, por iniciativa do Instituto Internacional do Teatro (ITI).
Neste dia, pretende-se destacar a importância do teatro na história e cultura da humanidade, através de vários eventos e iniciativas organizadas por todo o mundo.

Vários eventos teatrais nacionais e internacionais são organizados para marcar esta ocasião.
Uma das comemorações mais importantes deste dia é a circulação da Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, através da qual, a convite do ITI, uma figura de reconhecimento mundial partilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura da Paz.

A primeira Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau (França) em 1962.
Foi primeiro em Helsinque, e depois em Viena, no 9.º Congresso Mundial do ITI, em junho de 1961, que o presidente Arvi Kivimaa propôs, em nome do Centro Finlandês do Instituto Internacional de Teatro, que fosse instituído um Dia Mundial do Teatro. A proposta, apoiada pelos centros escandinavos, foi levada com aclamação.O teatro, como sabemos, é uma arte em que pessoas (atores ou atrizes) representam uma determina história para uma plateia.
Entre os tipos de arte, o teatro é conhecido como a quinta arte, e pode ser encenado por meio de um roteiro, criado por roteiristas e dramaturgos, mas pode acontecer também pela improvisação dos atores.

O teatro, surgiu na Grécia Antiga, e, desde a Antiguidade Clássica, tornou-se uma das linguagens artísticas mais comuns e populares nas sociedades ocidentais.
Atualmente existe uma grande variedade de gêneros teatrais, o que demonstra a riqueza dessa linguagem artística.

Os objetivos dessa data, conforme estipulado pelo Instituto Internacional do Teatro, são os seguintes:

Promover o teatro pelo mundo;
Difundir a importância do teatro;
Incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte;
Incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício;
Difundir alegria por meio do teatro.

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.