Noite da Literatura Europeia em Lisboa em outubro

Habitualmente apresentada por volta do mês de junho, este ano a Noite da Literatura Europeia decorrerá num sábado de outono, a partir das 19h e até às 23:30, como de costume, num serão literário que dá a conhecer ao público de todas as idades obras de autores europeus contemporâneos, interpretadas por atores portugueses.

Segundo a organização do evento, a 12.ª edição da Noite da Literatura Europeia vai ocupar espaços mais conhecidos e outros por desvendar de Carnide, desde lojas do bairro até salões históricos, onde, a partir das 19h, será possível assistir a 10 sessões, que incluem a leitura e a encenação por atrizes e atores.

Com uma duração de 10 a 15 minutos, as sessões realizam-se de meia em meia hora, dando ao público a possibilidade de assistir às várias apresentações, mas também de visitar os diversos espaços, entre os quais aqueles que nem sempre são acessíveis ao público.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia são os países que terão alguns dos seus autores presentes nas sessões, dando ao público a possibilidade de contactar com a literatura e os criadores europeus.

Este ano, esta experiência literária estará também disponível para os visitantes com deficiências auditivas, através de um percurso com sessões acompanhadas de interpretação em língua gestual portuguesa.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, rede que reúne institutos culturais e embaixadas de países da União Europeia, nascida em Praga em 2006 e que teve a sua primeira edição portuguesa, em Lisboa, em 2013.

O evento é gratuito e, nesta edição, realizado em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa BLX, a Junta de Freguesia de Carnide e a Boutique da Cultura.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.