Diante de nota publicada por este colunista na edição da Folha Metropolitana que circulou esta semana na região norte de SC, onde fala sua possível troca de partido, o prefeito Adriano Silva, de Joinville, enviou nota de esclarecimento ao jornal, e não ao colunista. Também postou em suas redes sociais uma imagem de parte da coluna, sem o nome do jornalista, afirmando que a nota é uma “fake news”. O Palavra Livre existe há quase 15 anos, e sempre se pauta nas boas regras do jornalismo, e combate as fake news. Não produzimos mentiras aqui e em todos os lugares onde a coluna é publicada.
A informação que colocamos tem base em fontes muito próximas ao Prefeito, e foram analisadas e comparadas com recentes declarações dele a jornais de fora da sua cidade e estado. Cada vez mais bolsonarista, Adriano Silva busca se alinhar com parte do eleitorado joinvilense, majoritária por sinal, que apoia o atual Presidente da República. Aliás, Presidente este que ataca a imprensa com fake news todos os dias, divulga fake news sobre a vacina, sobre cloroquina, e outras de farto conhecimento público.
Adriano Silva pode negar, enviar nota de esclarecimento, que vamos publicar aqui, mas não deveria ter atacado a coluna e jornal tentando carimbar como veículos de informação falsa. Simplesmente porque ambos, colunista e jornal, tem história na comunicação, longevidade no jornalismo, e reputação suficiente para garantir o que publica. De nossa parte, Palavra Livre mantém a informação que deu, e causou tanta animosidade por parte do Prefeito. Aliás, ele passa recibo ao agir tão duramente a uma simples informação que poderia tão somente ser negada. O tempo vai dizer quem faz e divulga fake news. Nós não.
Em sua nota Adriano afirma não serem verdadeiras as especulações. Claro, são somente especulações, ainda. Negar especulação não é algo tão complexo. O resto da nota é perfumaria, não responde nada. Se ele respeita a diversidade de opiniões, deveria respeitar esta coluna e a opinião dela. De nossa parte, respeitamos a negativa do Prefeito, mas não a sua tentativa de desqualificação do jornalismo que praticamos há muitos anos. Esta prática é típica da tirania, algo que o atual Presidente da República tem disseminado e formado seguidores.
Segue a nota do Prefeito:
“Esclareço que não são verdadeiras as especulações sobre uma suposta mudança de partido. Quando decidi ingressar na vida pública, encontrei, no partido NOVO, o caminho para construir a nova política que tanto desejamos.
Uma das diretrizes do partido NOVO é a prática da liberdade com responsabilidade, isso inclui a diversidade de opiniões, sempre pautada no respeito ao próximo e em busca do bem comum.
Adriano Silva”