Prefeito de Joinville (SC) nega saída do partido Novo

Diante de nota publicada por este colunista na edição da Folha Metropolitana que circulou esta semana na região norte de SC, onde fala sua possível troca de partido, o prefeito Adriano Silva, de Joinville, enviou nota de esclarecimento ao jornal, e não ao colunista. Também postou em suas redes sociais uma imagem de parte da coluna, sem o nome do jornalista, afirmando que a nota é uma “fake news”. O Palavra Livre existe há quase 15 anos, e sempre se pauta nas boas regras do jornalismo, e combate as fake news. Não produzimos mentiras aqui e em todos os lugares onde a coluna é publicada.

A informação que colocamos tem base em fontes muito próximas ao Prefeito, e foram analisadas e comparadas com recentes declarações dele a jornais de fora da sua cidade e estado. Cada vez mais bolsonarista, Adriano Silva busca se alinhar com parte do eleitorado joinvilense, majoritária por sinal, que apoia o atual Presidente da República. Aliás, Presidente este que ataca a imprensa com fake news todos os dias, divulga fake news sobre a vacina, sobre cloroquina, e outras de farto conhecimento público.

Adriano Silva pode negar, enviar nota de esclarecimento, que vamos publicar aqui, mas não deveria ter atacado a coluna e jornal tentando carimbar como veículos de informação falsa. Simplesmente porque ambos, colunista e jornal, tem história na comunicação, longevidade no jornalismo, e reputação suficiente para garantir o que publica. De nossa parte, Palavra Livre mantém a informação que deu, e causou tanta animosidade por parte do Prefeito. Aliás, ele passa recibo ao agir tão duramente a uma simples informação que poderia tão somente ser negada. O tempo vai dizer quem faz e divulga fake news. Nós não.

Em sua nota Adriano afirma não serem verdadeiras as especulações. Claro, são somente especulações, ainda. Negar especulação não é algo tão complexo. O resto da nota é perfumaria, não responde nada. Se ele respeita a diversidade de opiniões, deveria respeitar esta coluna e a opinião dela. De nossa parte, respeitamos a negativa do Prefeito, mas não a sua tentativa de desqualificação do jornalismo que praticamos há muitos anos. Esta prática é típica da tirania, algo que o atual Presidente da República tem disseminado e formado seguidores.

Segue a nota do Prefeito:

“Esclareço que não são verdadeiras as especulações sobre uma suposta mudança de partido. Quando decidi ingressar na vida pública, encontrei, no partido NOVO, o caminho para construir a nova política que tanto desejamos.

Uma das diretrizes do partido NOVO é a prática da liberdade com responsabilidade, isso inclui a diversidade de opiniões, sempre pautada no respeito ao próximo e em busca do bem comum.

Adriano Silva”

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.