Coluna Palavra Livre – Folha Metropolitana – Julho/1

Protestos se ampliam

Diante do descalabro que tem sido a gestão de combate à Covid-19 pelo Governo Bolsonaro, que decidiu apostar em medicamentos sem ação efetiva e comprovada contra a doença em detrimento de correr atrás das vacinas como o resto do mundo – já são mais de 520 mil mortes – os protestos contra o Presidente avançam Brasil afora e aqui em SC não é diferente.

Queda na popularidade

O recorde de mortes na pandemia, o desemprego, e a falta de perspectivas para o brasileiro tem refletido nas pesquisas que mostram a queda da aprovação de Bolsonaro. E tem a CPI do Senado que vem mostrando outras situações de possível corrupção no Governo Federal. A oposição desgasta o Governo a pouco mais de um ano das eleições de 2022.

Reflexos em SC

Palco da última motociata de Bolsonaro em Chapecó, SC tem uma bancada federal quase toda abraçada ao Presidente, sem que isso represente algo de bom para o Estado. O senador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), este que tem se assanhado para disputar majoritária no ano que vem, disputam o “noivado” com o Presidente. Com a queda de popularidade, será que continuarão tão defensores?

Validade de receitas

Avança na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 814/20 que estende o prazo de validade de receitas para medicamentos em situação de emergência pública, como a pandemia da Covid-19. Boa medida, evita que pessoas possam se contaminar ao ter que renovar receitas quando hoje já existe até a telemedicina. O PL tem participação do deputado federal joinvilense Coronel Armando (PSL).

Tucanos próximos

Na coluna passada citamos o PSDB e suas caravanas com a presidente do partido, deputada federal Geovânia de Sá, mas que não estavam voando pela região norte. Agora já se aproximam, já que estarão por Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, São Bento do Sul, nesta semana, informa a assessoria.

Turismo em Joinville, agora vai?

A turismóloga e consultora do Sebrae, Alessandra Koerich, esteve na cidade para apresentar o Case Ratones Rural, projeto implantado em Florianópolis. A iniciativa reuniu empreendedores do turismo rural e entidades do setor que lutam há muitos anos por melhorias e avanços no turismo. Joinville tem potencial interessante com saída para o mar, serra, área rural, mas ainda faltam investimentos e políticas públicas para alavancar o setor. A iniciativa partiu do vereador Henrique Deckmann (MDB).

Previdência dos Servidores

O governador Carlos Moisés (PSL) vai aproveitar o atual estado de amor mútuo com a Assembleia Legislativa de SC para aprovar uma nova Reforma da Previdência dos Servidores Estaduais. Após audiências e muitos debates, e protestos, deve conseguir aprovar a medida que promete economizar bilhões. Será? Em Joinville a reforma do prefeito Adriano Silva (Novo) aguarda a auditoria nas contas do Ipreville para continuar a tramitação na Câmara de Vereadores. Vai dar o que falar também.

Protagonismo

O prefeito Adriano Silva deve ter lido, e ouvido, muita coisa a respeito da maior cidade do Estado estar distante do protagonismo político de outros tempos. Resolveu dar uma passada em Secretarias do Governo do Estado para mostrar atividade. Joinville precisa de muita energia para conquistar o que lhe é de direito.

Vacinas A melhor vacina é aquela que está no seu braço. Desde a primeira vacina que tomamos desde a infância, nunca se quis saber de marca essa ou aquela. O importante era se proteger. Agora não é diferente. Chegou a sua vez, vacine-se e proteja a sua vida e dos seus familiares e amigos.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.