Social – Prefeitura de Joinville (SC) abre inscrições ao Conselho da Criança e Adolescente

Representantes da sociedade civil podem se inscrever, gratuitamente, para fazer parte da seleção para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Joinville (SC), biênio 2020 a 2022. As inscrições seguem até o dia 31 de julho.

O interessado deve ler o edital, reunir os documentos necessários e protocolá-los, conforme as orientações. O processo precisa ser feito de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, na Secretaria Executiva do CMDCA, que fica na rua Afonso Pena, 840, bairro Bucarein, em Joinville.

Para participar como representante não-governamental no conselho, o interessado deve cumprir algumas exigências, entre elas, fazer parte ou ser indicado pela entidade dos segmentos listados no artigo 3 do edital. Precisa ainda ter idade mínima de 18 anos e conhecimento de serviços prestados na área da criança e do adolescente.

Os candidatos também não podem exercer função pública nos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário (Municipal, Estadual ou Federal). O processo irá escolher 9 conselheiros não governamentais efetivos, com igual número de membros suplentes.

A análise do documental pela Comissão Eleitoral e publicação na página do CMDCA será até o dia 7 de agosto. Os delegados que votam nos candidatos a conselheiros são indicados pelas entidades não governamentais devidamente registradas no CMDCA. A eleição do Fórum da Sociedade Civil está prevista para 11 de agosto, com a homologação no dia 12. Os novos conselheiros eleitos passarão por capacitação, antes da posse, agendada para 30 de setembro.

O CMDCA é composto de 18 membros titulares e igual número de suplentes, os quais, de forma paritária, representam instituições governamentais e não governamentais.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.