Julho Verde – CEPON promove ciclo de palestras virtuais

Julho Verde é o mês de prevenção e combate aos tumores de cabeça e pescoço, com isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), além de outras instituições que prestam assistência aos doentes, convergem suas forças para atuar na prevenção dessa doença. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho.

Durante o mês de julho são realizadas inúmeras ações coordenadas com o objetivo de se divulgar as principais causas deste tipo de câncer e os sintomas relacionados ao mesmo, para que possamos aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

O grupo de risco é composto por: fumantes; pessoas que ingerem bebida alcoólica cronicamente e se expõem bastante à luz solar; pessoas que possuem vários parceiros sexuais; com histórico familiar da doença; tem mais de 40 anos e possui rouquidão ou algum nódulo no pescoço, entre outros.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), e associações como a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), além de Instituições públicas (SES, FAHECE e CEPON) e privadas que prestam assistência a estes doentes (Hospital Baia Sul) e Universidades (UFSC), neste mês de Julho, convergem suas forças para atuar na prevenção desta doença.

As palestras ajudarão na capacitação de profissionais da saúde no diagnóstico precoce e prevenção dos principais tumores de cabeça e pescoço. As inscrições podem ser feitas pelo site www.centrodeestudoscepon.com.br e os participantes vão receber certificado após cada evento.

A programação para a Campanha do “JULHO VERDE”, no ano de 2020, em função da pandemia, constará de:

  1. Divulgação das ações e orientações em mídia eletrônica, televisiva, escrita, redes sociais e outras.
  2. Reuniões virtuais para capacitação de profissionais da área da saúde atuando na rede de assistência básica do município de Florianópolis
  3. Chats e orientações através de contato pelo site do Centro de Estudos do CEPON
  4. Outdoor da campanha.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.