Aulas na rede municipal de Joinville (SC) iniciam na quarta-feira (10)

PalavraLivre-escolas-joinvilleCerca de 65 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Joinville iniciam o ano letivo de 2016 nesta quarta-feira (10).

São 84 escolas e 65 Centros de Educação Infantil (CEIs) preparados para receber os estudantes. E algumas unidades elaboraram atividades diferenciadas para o primeiro dia de aula.

É o caso da Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no bairro Jardim Paraíso. O primeiro dia de aula, na quarta-feira, será exclusivamente para os pais.

“Eles vivenciarão um dia normal de aula, como se fossem os alunos, sentindo a rotina dos filhos na escola”, explica a diretora Solange Xavier dos Santos Silva.

Os pais vão participar de homenagem cívica, farão fila para entrar na sala com o futuro professor de seu filho e participarão de atividades em sala de aula, quando os professores darão dicas para criar uma rotina de aprendizado em casa. O encontro na escola também terá direito a intervalo com lanche.

A escola está dando opções de horários para os pais participarem, mas dentro do turno ao qual o filho está matriculado.

As atividades serão realizadas das 7h30 às 9h30; das 10h às 11h30; das 13h30 às 15h30; e das 16h às 17h45. As aulas para os alunos começam no dia 11.

A unidade escolar fica na Estrada Timbé, s/n, lateral com a rua Pavo, bairro Jardim Paraíso. Estão matriculados 1.056 alunos do 1º ao 9º ano. O telefone é 3418-3033.

Na Escola Municipal Anita Garibaldi, no bairro de mesmo nome, o primeiro dia de aula está virando sinônimo de festa.

Neste ano, os alunos foram convidados a entrar no clima do tema “Anita no Havaí”. Na chegada, eles receberão um colar havaiano. A escola estará decorada e os professores e funcionários vestirão trajes havaianos.

O objetivo é quebrar a ansiedade do primeiro dia de aula, principalmente dos alunos do 1º ano, vindos da educação infantil. “Aqui não tem choro”, brinca a diretora Lucelia Izabel Fraga Krelling.

Uma apresentação de dança no estilo havaiano será realizada às 9 e às 15 horas, com alunas do 2º, 3º e 4º ano. “Elas ensaiaram duas vezes no fim do ano passado, mas continuaram os ensaios durante as férias, cada uma na sua casa. No dia 3, elas se apresentaram para os professores, e ficou perfeito”, elogia a diretora.

A escola Municipal Anita Garibaldi fica na rua Independência, 965, bairro Anita Garibaldi, e atende 380 alunos do 1º ao 5º ano. O telefone é 3455-0075.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.