Acervo de Gabriel Garcia Márquez será digitalizado

PalavraLivre-acervo-garcia-marquezQuase 2 anos após a morte de Gabriel Garcia Márquez, o jornalista e escritor colombiano terá seu acervo digitalizado pelo Centro Harry Ransom, da Universidade do Texas.

Os arquivos de Garcia Márquez foram comprados pela universidade em 2014. Alguns dos itens desse acervo, como o documento da primeira correção do romance “O Amor nos Tempos do Cólera”, já estão disponíveis online neste link.

O acervo completo inclui manuscritos originais de 10 livros do escritor, mais de 2.000 cartas e correspondências, o rascunho do discurso do Prêmio Nobel de 1982, mais de 40 álbuns fotográficos que registram os quase 90 anos de vida de Márquez, as máquinas de escrever e os computadores que ele usou para escrever suas principais obras, além de álbuns com recortes das notícias que Gabo escreveu durante sua carreira como jornalista. Os materiais datam de 1950 até 2013.

O projeto, chamado de “Compartilhando Gabo com o Mundo: Construindo o Arquivo Online de Gabriel Garcia Márquez através dos documentos do Harry Ransom Center” deve começar em junho de 2016 e a previsão é que o processo de digitalização do arquivo completo dure cerca de 18 meses. O arquivo ficará disponível para o público geral.

A digitalização foi possível graças a uma bolsa do Conselho de Bibliotecas e Recursos Informacionais (CLIR, na silga em inglês), organização formada por bibliotecas e universidades americanas.

Com informações da Abraji

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.