Acervo de Gabriel Garcia Márquez será digitalizado

PalavraLivre-acervo-garcia-marquez-300x200 Acervo de Gabriel Garcia Márquez será digitalizadoQuase 2 anos após a morte de Gabriel Garcia Márquez, o jornalista e escritor colombiano terá seu acervo digitalizado pelo Centro Harry Ransom, da Universidade do Texas.

Os arquivos de Garcia Márquez foram comprados pela universidade em 2014. Alguns dos itens desse acervo, como o documento da primeira correção do romance “O Amor nos Tempos do Cólera”, já estão disponíveis online neste link.

O acervo completo inclui manuscritos originais de 10 livros do escritor, mais de 2.000 cartas e correspondências, o rascunho do discurso do Prêmio Nobel de 1982, mais de 40 álbuns fotográficos que registram os quase 90 anos de vida de Márquez, as máquinas de escrever e os computadores que ele usou para escrever suas principais obras, além de álbuns com recortes das notícias que Gabo escreveu durante sua carreira como jornalista. Os materiais datam de 1950 até 2013.

O projeto, chamado de “Compartilhando Gabo com o Mundo: Construindo o Arquivo Online de Gabriel Garcia Márquez através dos documentos do Harry Ransom Center” deve começar em junho de 2016 e a previsão é que o processo de digitalização do arquivo completo dure cerca de 18 meses. O arquivo ficará disponível para o público geral.

A digitalização foi possível graças a uma bolsa do Conselho de Bibliotecas e Recursos Informacionais (CLIR, na silga em inglês), organização formada por bibliotecas e universidades americanas.

Com informações da Abraji

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.