Joinville (SC) será palco para a literatura com o III Encontro Catarinense de Escritores

Evento já virou parte do calendário cultural, e pode sofrer alterações na programação
Evento já virou parte do calendário cultural, e pode sofrer alterações na programação

A maior cidade catarinense vai se transformar em palco para a literatura nos próximos dias 13 e 14 de novembro (sexta e sábado) com a realização do III Encontro Catarinense de Escritores, que é organizado, promovido e realizado pela Associação das Letras.

O evento acontecerá no Centreventos Cau Hansen – Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Sala Agrippina Vaganova em Joinville (SC), e tem como tema “Diálogos sobre o texto e suas diferentes linguagens”.

As inscrições estão abertas até o dia da abertura ao valor de R$ 50,00 com direito a palestras de grande qualidade, lançamento de livros, apresentação do Bolshoi e certificado de participação.

A presidente da Associação, Bernadéte Costa, diz que esta edição foi pensada “para que possamos refletir sobre as possibilidades do texto. Em que contextos o texto produzido pelo escritor pode passear. Assim, nossos convidados falarão sobre o texto que inspira coreógrafos (diretores de teatro, cineastas), historiadores, jornalistas e o mundo digital. O escritor, o jornalista, o estudante e pessoas interessadas em literatura aprofundarão o conhecimento sobre os meandros e lugares onde o texto bate à porta, percorre e visita se transformando em ações, explodindo em fotos, fatos, esculturas, história, filmes e movimentos…luz!”, enfatiza.

Abertura com Escola do Teatro Bolshoi e Lançamento do livro “Rede das Letras”
Na sexta-feira (13/11), o III Encontro Catarinense de Escritores  abre às 19 horas para credenciamento dos participantes. A partir das 20 horas a abertura oficial com o espetáculo “Recital de Versos – Escola do Teatro Bolshoi no Brasil”.

A arte é aura que nos envolve mesmo quando não a percebemos. Na Escola Bolshoi isso acontece sempre. A professora Sabrina Lermen, inspirada em texto de dramaturgia de Borges de Garuva – trabalhou com alunos da 6ª. Série de Dança Contemporânea – o espetáculo “Recital de Versos”.

A apresentação tem como fio condutor poemas, e faz refletir sobre a poesia que dança, que teatraliza, que sai do coração. Os atores bailarinos interpretam letras e rimas com movimento e música. O Recital de Versos passeia pela arte de escrever poemas. Perpassa grandes poetas. Personifica, faz um percurso lírico de Luís de Camões até Cecília Meireles visitando a melodia das palavras e as transformando em imagens.

Logo a seguir, às 21 horas, acontece o lançamento do livro antologia “Rede das Letras”. Com 256 páginas, este livro é uma coletânea de contos, crônicas e poemas que tem a participação de 25 escritores membros da Associação das Letras – Joinville/SC.

Dentre os participantes estão alguns com grande experiência literária e outros iniciando a carreira. Rede das Letras é a terceira antologia publicada pela Associação das Letras, e contou com a colaboração do professor doutor em literatura, e escritor, José Fernandes, como curador.

Ao abrir o livro o leitor poderá apreciar os escritos de: Afonso Rocha, Ana Janete Pedri, Borges de Garuva, Bruno Brandão Daniel, David Gonçalves, Dieine Carolina, Elisiane Pereira Furtado, Elizabeth A. C. M Fontes, Hilton Görresen, João Bosco Strozzi, Maria de Fátima Joaquim, Mariane Eggert de Figueiredo, Marlete Cardoso, Milton Maciel, Norma Elisa Rathunde, Onévio Antonio Zabot, Reinoldo João Corrêa, Rita de Cássia Alves, Romualdo Vicente de Ramos, Salustiano Souza, Salvador Neto, Silmar Bohrer, Silvio Vieira, Urda Alice Klueger, William Wollinger Brenuvida.

“A obra cumpre o propósito da missão da Associação das Letras, que é fomentar o desenvolvimento literário, por meio da criação, produção, e divulgação da literatura, além do intercâmbio entre escritores e o incentivo à leitura”, destaca a presidente Bernadéte Costa. Um coquetel para inscritos e convidados encerra a programação do dia 13.

Sábado com jornalismo, mundo digital para escritores e outras atrações
O III Encontro Catarinense de Escritores segue sua programação especial no sábado (14/11) a partir das 8 horas, quando inicia a recepção e  credenciamento, seguido de um café de boas vindas, exposição de livros, varal literário, troca-troca de livros – atividade que acontece durante todo o evento.   Às 9 horas a presidente e o vice-presidente da Associacao das Letras, Bernadéte Costa e Silvio Vieira abrem os trabalhos. A partir daí a programação está assim disposta:

9h15min – Fala Poeta!  Intervenção com Aparecido Vasconcelos (São Bento do Sul/SC)

9h30min – Palestra “ A Personalidade dos Livros” – Glória Kirinus (Curitiba/PR), Mediadora: Rita de Cássia Alves

10h45min- Intervalo

11horas  Palestra  “Relatos históricos por um olhar jornalístico” – Leandro Narloch – jornalista e escritor (São Paulo/SP)

12h15 min – Intervalo para o Almoço

14h30min – Fala Poeta!  Intervenção – Aparecido Vasconcelos (São Bento do Sul/SC)

14h35min – Palestra “O Escritor no Contexto Digital” – Erick Iucksh Santos (Joinville/SC)

15h30min – Painel  –  A Trajetória da Escrita e suas Memórias – Helen Francine (Balneário Camboriú/SC), Mediador: William Wollinger Brenuvida

16h35min – Fala Poeta! – Intervenção Aparecido Vasconcelos (São Bento do Sul/SC)

16h40min – Considerações Finais – Bate-papo e integração entre participantes – Entrega de Certificados.

** A programação está sujeita a alterações.

Inscriçoes abertas até dia 13 e on line
As inscrições para o III Encontro Catarinense de Escritores estão abertas até o início do evento no dia 13 de novembro. Os interessados podem se inscrever por depósito bancário em conta corrente da Associação – para depósito:

Banco – Caixa Econômica Federal – Agência: 1897 – Código: 003 – Conta Corrente: 3812-7 – Titular da Conta: Associação Confraria das Letras – CNPJ: 16.783.372/0001-71. Depois é só enviar o comprovante de depósito para o email da entidade, associacaodasletras@hotmail.com.

Ou ainda pode fazer a inscrição via internet pela página do evento na internet: https://www.sympla.com.br/iii-encontro–catarinense-de-escritores__46285 ou pelo link  https://goo.gl/QC7BZd . Nesta forma o interessado pode pagar via cartão de débito, crédito ou até boleto bancário.

O valor de inscrições estão em R$ 50,00. Preços especiais para grupos maiores podem ser vistos via email associacaodasletras@hotmail.com, ou pelo fone: (47) 9964.1181. Associados tiveram preços diferenciados até o dia 30 de outubro, assim como estudantes.

Histórico dos Encontros
O I Encontro Catarinense de Escritores foi realizado em novembro 2013 no Centreventos Cau Hansen, em salas do térreo. Reuniu cerca de 70 escritores e escritoras, professores, de forma simples, em um único dia, ainda no início das atividades oficiais da Associação das Letras que foi fundada em maio de 2012.

Em 2014 o II Encontro Catarinense de Escritores foi realizado no Bom Jesus/Ielusc já com dois dias de atividades, reunindo 100 inscritos, e com presenças destacadas como Paulo Markun, Celestino Sachet, José Fernandes e Carlos Henrique Schroeder. Este ano o evento fica ainda maior, com expectativas de reunir 120 inscritos, inovando com debates importantes como os escritores no meio digital, entre outros temas em debate com palestrantes regionais e nacionais.

Sobre a Associação das Letras
A Associação das Letras nasceu no dia 18 de maio de 2012 com o objetivo de ser o braço jurídico da Confraria do Escritor, movimento literário iniciado em 2009 na Biblioteca Pública de Joinville (SC).

Seu primeiro presidente foi o escritor, contista e professor David Gonçalves. Presidida atualmente por Bernadéte Costa, realiza assembleias gerais mensalmente quando discute-se políticas culturais e projetos na área de livro, literatura e leitura.

Com atividade intensa, desde sua fundação, a Associação já publicou seis volumes da compilação intitulada “Letras da Confraria”, material produzido de forma independente que reúne a cada edição textos de escritores associados. Este ano de 2015 lançou uma nova coletânea de mini antologias de bolso, que já tem duas edições publicadas: Letras Associadas 1 e Letras Associadas 2, recentemente lançada.

Também lançou o primeiro volume da Antologia “Saganossa”, livro com textos de 22 autores, realizado também de forma cooperativada e lançado em 2014. Em 2015, com o mesmo formato, lançou a antologia Saganossa Outras Historias.

Neste ano durante o III Encontro Catarinense de Escritores lançará o terceiro livro antologia, com 25 autores e 256 páginas intitulado “Rede das Letras”. Contos, crônicas e poesias de autores joinvilenses são distribuídos às escolas e à comunidade com o objetivo de aproximar leitores e escritores para promover o gosto pela literatura.

A Associação criou também o Encontro Catarinense de Escritores, evento que reúne escritores, professores, e todos que amam a literatura para debater caminhos e superar os desafios para o segmento. Em 2013 realizou-se a primeira edição, e em novembro de 2014 a segunda edição em Joinville (SC).

Todos os seus eventos, bem como suas publicações editoriais, até hoje são bancados por recursos próprios das contribuições mensais dos associados, apoiadores e patrocinadores dos eventos, e com custos compartilhados entre os associados, portanto, de forma independente.

São sócios-fundadores da Associação: Hilton Gorresen, Alcides Buss, Denise Aidar, Célia Biscaia Veiga, Dúnia Anjos de Freitas, Donald Malschitzky, Onévio Antônio Zabot, Antônio Roberto Szabunia, Maria Cristina Dias dos Reis Lima, Rubens da Cunha, Nielson Ribeiro Modro, Maria Rosa de Miranda Coutinho, Silvio Arlindo Borges, Salvador Neto, Osório Gonçalves da Silva, David Gonçalves, Joel Gehlen, Sandro Jamir Erzinger, Mariza Vieira Rodrigues, Jurandy de Arruda Neto, Wilson Gelbcke, Alcione Pauli, Rita de Cássia Alves, Marlete Tereza Rodrigues Cardoso, Eliana Aparecida de Quadra Corrêa e Décio Aquiles Fischer. Hoje a Associação das Letras conta com mais de 70 associados.

A Associação das Letras mantém página ativa no Facebook onde divulga seus eventos, autores, publicações, editais, e muito mais, com acesso neste endereço eletrônico: https://www.facebook.com/associacaodasletras, onde as pessoas podem obter ainda mais informações sobre a programação do evento.

Servico:

O quê
III Encontro Catarinense de Escritores

Quando
Dias 13 e 14 (sexta e sábado) de novembro de 2015

Onde
Centreventos Cau Hansen – Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Sala Agrippina Vaganova – Avenida José Vieira, 315 – Joinville –SC

Horários
Dia 13 (sexta-feira) a partir das 19 horas

Dia 14 (sábado) a partir das 8 horas até 17 horas

Como
Aberto ao público com encontro de escritores, escritoras, professores, estudantes, amantes da literatura de todo o país, com palestras, debates, lançamento literário e muito mais

Investimento
Até 30/10 – R$ 30,00 para associados e estudantes e R$ 40,00 para não associados

De 31/10 ao dia 13/11 – R$ 50,00 para todos

Grupos maiores – negociação de valores via email – associacaodasletras@hotmail.com

Inscrições podem ser feitas por depósito bancário em conta corrente da Associação – para depósito: Banco: Caixa Econômica Federal – Agência: 1897 – Código: 003 – Conta Corrente: 3812-7 – Titular da Conta: Associação Confraria das Letras – CNPJ: 16.783.372/0001-71. Depois é só enviar o comprovante de depósito para o email da entidade, associacaodasletras@hotmail.com.

Ou ainda pode fazer a inscrição via internet pela página do evento na internet: https://www.sympla.com.br/iii-encontro–catarinense-de-escritores__46285 ou pelo link  https://goo.gl/QC7BZd . Nesta forma o interessado pode pagar via cartão de débito, crédito ou até boleto bancário.

Com informações da Associação das Letras

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.