Semana da Consciência Negra é aberta em Joinville (SC)

Nesta quarta-feira (28), o batuque dos tambores africanos invadiu as silenciosas salas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

O local destaque mundial por ser a única filial do famoso balé fora da Rússia foi o escolhido para a cerimônia de lançamento da programação oficial da 7ª Semana da Consciência Negra de Joinville – SCN 2015.

Jacila de Souza Barbosa, conhecida como Mãe Jacila, presidente da Casa da Vó Joaquina, que realiza o evento destacou a parceria que a com a escola de balé está sendo reeditada em 2015.

“Ano passado fizemos o lançamento aqui e neste ano voltamos, é um sinal de respeito e carinho pelo nosso trabalho. Me sinto emocionada de estar aqui”.

Além do lançamento a escola de balé também recebe pela segunda vez a exposição itinerante “África em Nós”. A Exposição tem curadoria artística do bailarino e coreógrafo Jessé da Cruz. “Da última vez ficamos uma semana, desta vez serão duas semanas” explica Mãe Jacila.

Situada no hall de entrada da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil anexo ao Centreventos Cau Hansen, a exposição conta um pouco da cultura africana por meio de vestimentas tradicionais e banners que estarão expostos em 16 manequins representando os Orixás masculinos. O acesso é livre e a exposição gratuito.

“Brasilidar”
O ponto alto do lançamento foi a apresentação do espetáculo “Brasilidar” uma  montagem que mostra parte da mística da cultura de matriz africana e tem como objetivo realizar um intercâmbio cultural.

A coreografia é do bailarino e coreografo Jessé da Cruz e a direção de Lucas David. O evento tem apoio da Prefeitura de Joinville, através da Fundação Cultural. Confira aqui os destaques da programação da Semana da Consciência Negra em Joinville.

Com informações da Secom/PMJ

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.