PF desmonta quadrilha que fraudava loterias da Caixa

A Polícia Federal realizou operação nesta quinta-feira para desarticular quadrilha que fraudava o pagamento de loterias da Caixa Econômica Federal no Estado de Goiás com o envolvimento de um ex-jogador de futebol da seleção brasileira, que, segundo reportagens, seria o pentacampeão mundial Edílson.

De acordo com a PF, a fraude ocorria por meio da validação fraudulenta de bilhetes de loteria, e os valores desviados podem atingir cifras milionárias. Só em 2014, ganhadores deixaram de resgatar 270,5 milhões em prêmios das loterias.

– Os investigadores constataram que o esquema criminoso contava com a ajuda de correntistas do banco, que eram escolhidos por movimentarem grandes volumes financeiros e que foram usados para recrutar gerentes da Caixa para serem utilizados na fraude – disse a Polícia Federal em comunicado.

– Dentre esses correntistas foi identificado, inclusive, um ex-jogador de futebol da seleção brasileira – acrescentou. Procurada pela agência inglesa de notícias Reuters, a PF informou que não divulgaria o nome dos suspeitos, mas reportagens em sites de jornais disseram que o acusado é o ex-atacante Edílson, que defendeu o Brasil na conquista do pentacampeonato mundial em 2002.

Edílson, de 44 anos e conhecido como “Capetinha”, passou por grandes clubes do país ao longo da carreira, como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo.

A chamada Operação Desventura contou com cerca de 250 policiais federais para cumprimento de 54 mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva, oito de prisão temporária, 22 de conduções coercitivas e 19 de busca e apreensão nos Estados de Goiás, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná e no Distrito Federal.

Em nota, a Caixa informou que está colaborando com as investigações em andamento. “A Caixa está tomando todas as providências de abertura de processos disciplinares, apuração de responsabilidades e afastamentos, nos casos de envolvimento de empregados do banco.”

Com informações do Correio do Brasil

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.