1o. Encontro Catarinense de Casas de Cultura será em Joinville (SC)

A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, de Joinville, irá sediar, nos dias 11 e 12 de setembro, o 1° Encontro Catarinense de Casas de Cultura.

O objetivo do evento é compartilhar, através de mesas redondas, as experiências artístico-culturais vivenciadas nas casas de cultura de Santa Catarina, discutindo também os desafios e as possibilidades do setor.

O evento ocorre a partir das 9 horas desta sexta-feira (11). Em ambos os dias, haverá palestras, mesas de discussões, plenárias e apresentações culturais.

O Encontro contará com mediadores como Roselaine Vinhas, Secretaria de Cultura de Chapecó e Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e Conselho de Gestores Municipais de Cultura de SC e Caio Mota, Coordenador Geral de Cooperação, Articulação e Informação do Ministério da Cultura (Minc).

O encontro é dirigido a gestores e servidores de casas de cultura do estado. Representantes de 13 municípios irão participar: Garuva, Araquari, Itapoá, Bombinhas, Barra do Sul, Blumenau, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Piçarras, Navegantes e Itajaí.

Nas duas plenárias que serão realizadas, cada município terá direito a 10 minutos para apresentar suas vivências. A coordenadora da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, Carla Clauber, destaca o ineditismo do evento em Santa Catarina.

“O objetivo é consolidar, em rede, o trabalho das casas de cultura e socializar as ações culturais desenvolvidas dentro destes espaços em cada município”, observou Carla.

O 1° Encontro Catarinense de Casas de Cultura é promovido pela Casa da Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (47) 3433-2557 ou pelo e-mail casadaculturajoinville@gmail.com.

Programação do 1º Encontro Catarinense de Casas da Cultura

11/09 (sexta-feira)
9h – Credenciamento
Atividades Culturais – Ballet/Orquestra

9h30- Abertura
9h45 – Apresentações Artísticas
Grupo de Dança – Araquari

10h – Palestra de abertura: “ Os desafios das Casas de Cultura como agente na formação artística de nosso estado” Roselaine Vinhas – Secretaria de Cultura de Chapecó e Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de SC. (CONGESC) – Auditório da Casa da Cultura

11h45- Intervenção Giro Literário

12 h – Almoço

13h30- Apresentação Ballet da Escola Municipal de Ballet – Joinville

14h – Plenária

15h00 – Intervalo e Apresentações artísticas – • Grupo de Metais – Rio Negrinho • Ballet

16 às 17h – Plenária

12/09 (sábado)
9h – Fechamento das discussões das Plenárias

10h – Caio Mota – Coordenador Geral de Cooperação, Articulação e Informação do Ministério da Cultura (Minc)

11h30 – Macarronada com Arte e Apresentações Artísticas – Ballet

11h45- Intervenção Giro Literário

12 h – Almoço – Apresentações Ballet/Musica

14h – Avaliação e Planejamento

Fechamento: Apreciação do evento por Caio Mota, do Ministério da Cultura.

Com informações da Ascom/PMJ

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.