Piquenique na Praça é um programa diferente para domingo em Joinville (SC)

Lideranças e moradores do bairro Boa Vista em Joinville (SC) estão sendo convidados pela JCI Joinville a fazer um programa diferente.

A entidade organiza para a tarde deste domingo, 30 de agosto, um piquenique comunitário na Praça Cecy Maia, em frente ao Hospital Regional. O encontro ocorrerá das 15 às 17 horas.

A ideia, segundo a presidente da entidade, Lena Souza, é incentivar a comunidade a se apropriar dos espaços públicos e transformá-los, para que possa usufruir adequadamente deles.

O piquenique de domingo é para planejar as ações necessárias às melhorias na Praça Cecy Maia. A iniciativa deve ser levada para outros espaços públicos da cidade. O projeto ganhou o nome de “Você é a Mudança”.

“Nosso objetivo é revitalizar os espaços públicos partindo de melhorias nos aspectos físicos para chegar num maior engajamento e identificação da comunidade com as praças de Joinville, a fim de que elas sejam um espaço de convivência e integração”, destaca Lena Souza.

“Importante ressaltar que esta ação é um exercício de democracia em escala local, um movimento de cidadania e concretização social e urbana. Uma maneira que as pessoas têm de se manifestar, de maneira inteligente e propositiva, por melhorias imediatas nas suas condições”, acrescenta a presidente da JCI Joinville.

Todos que quiserem participar serão bem-vindos e devem levar alimentos para o piquenique comunitário, que terá animação musical e atividades recreativas. Mais informações: (47) 8405-4275 e contato@jcijoinville.org.br.

Objetivos específicos do projeto:

  1. Impactar positivamente a comunidade.
  2. Fortalecer a relação afetiva da população local com os espaços públicos.
  3. Evidenciar o potencial de espaços ainda pouco utilizados como local de convivência.
  4. Fazer com que a comunidade se sinta corresponsável pela conservação do espaço público, estimulando um sentimento de pertencimento.
  5. Testar possibilidades de ocupação e reivindicar infraestrutura permanente que melhore a qualidade das praças como espaço público.
  6. Contribuir para uma melhor qualidade de vida da comunidade.
  7. Estimular o surgimento de novas opções de lazer gratuitas em espaços públicos.
  8. Incentivar o hábito das pessoas usarem as praças como espaço de interação social, seja para ler, praticar exercícios, levar os filhos para brincar, entre outros.
  9. Criar as condições para que o projeto possa ser replicado por outras instituições ou grupos sociais, e assim as ações de melhoria sejam sustentáveis no longo prazo e possam atingir um número maior de espaços públicos em um menor espaço de tempo.

 

O que é JCI
JCI é uma sigla que, traduzida do inglês, significa Câmara Junior Internacional. Não é ligada a nenhuma finalidade política nem participa de decisões governamentais.

Fundada em 1915 em St. Louis, Missouri (EUA), por Henry Gissenbier, a organização global de jovens cidadãos ativos cresceu como uma abordagem construtiva para problemas cívicos. O movimento se espalhou e, em 1944, foi fundado em outros oito países.

Hoje é uma organização da sociedade sem fins lucrativos de 200 mil jovens entre 18 e 40 anos de idade em 5 mil comunidades e mais de 100 países que buscam soluções objetivas para problemas específicos das comunidades.

Em Joinville, a organização está presente desde 1961. As oportunidades disponíveis na JCI são divididas em quatro áreas estratégicas de atuação: Individual, Internacional, Comunitária e Negócios.

Com informações da Ascom/CDL Joinville (SC)

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.