Poeta joinvilense volta a publicar após 16 anos

Capim estava há 16 anos sem publicar. Foto: ClicRBS
Capim estava há 16 anos sem publicar. Foto: ClicRBS

Já está pronto o novo livro do escritor joinvilense Valmir Capim Neitsch, que será lançado neste sábado – 4 de julho – às 20 horas no Nalo’s Pizzaria, localizada na rua Monsenhor Gercino, 2110 no Itaum, bairro da zona sul de Joinville (SC). A editora que assina o livro é a Areia, também joinvilense.

O quarto livro de Capim traz poesias inéditas escritas entre 2009 e 2015, com viés humanista, como define o próprio autor. O último livro do autor, Lavratura, foi lançado em 1999. De lá pra cá, Capim viveu uma espécie de ostracismo, dedicando-se entre outras coisas ao trabalho de diretor teatral da Oficina de Teatro da ADEJ – Associação dos Deficientes Físicos de Joinville.

Porém, desde 2009, voltou a escrever. “Ando numa fase obsessiva, não paro de escrever. Estou muito feliz com esse momento”, confessa, para concluir logo depois com largo sorriso: “Acho que me reencontrei, que encontrei o fio da meada”.

A referência é ao título do livro, chamado Carretel, cuja poesia homônima faz referência a uma antiga fábrica de linhas de Joinville. “Os personagens do poema, todos eles existiram, se aposentaram na empresa Linhas Correntes, que nós chamávamos de Carretel. Ela ficava onde hoje é esse supermercado grande aqui na Inácio Bastos. E apesar de toda dificuldade, explorações, havia muita poesia. Foi uma época muito marcante para mim e, tenho certeza que para cada um deles também”.

Capim considera a poesia, assim como a arte, uma tábua de salvação. “A função da poesia vai além da expressão, como a arte em geral, é a salvação da humanidade, é a expressão da alma. Se você pedir para eu definir o que é alma, eu diria que são as manifestações, as expressões que preconizam a ternura. Para mim, a arte é uma tábua de salvação”.

Serviço:
LANÇAMENTO DO LIVRO “CARRETEL”
https://www.facebook.com/events/844918615544312/
Sábado, 04 de julho, às 20h
Nalo’s Pizzaria (Rua Monsenhor Gercino, 2110, Itaum

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.