Homenagem a Ziraldo marca abertura da 12a. Feira do Livro de Joinville (SC) nesta sexta (10)

Pinto, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. A história de Ziraldo começou a ser escrita nos anos 60, com o lançamento da primeira revista brasileira em quadrinhos feita por um só autor: “A Turma do Pererê”.

Durante a ditadura militar, fundou com outros humoristas “O Pasquim”, jornal que se tornou ícone do inconformismo reinante contra o regime de exceção imposto pelo militarismo.

Da sátira ao regime, Ziraldo derivou para outros campos, como os quadrinhos para adultos, especialmente com os personagens “The Supermãe” e “Mineirinho – o Comequieto”, ainda na lembrança de muitos leitores que na época formavam a legião de admiradores do desenhista.

Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, “Flicts”, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Também ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.

Nesta sexta-feira, 10 de abril, Ziraldo é homenageado pelo Instituto de Cultura e Educação, responsável pela realização da 12ª Feira do Livro de Joinville. Às 15h, participa no palco da feira do momento “Encontro com o escritor”, conversando com o público, e às 19h acompanha a solenidade oficial de abertura do evento.

A 12ª Feira do Livro prossegue até o dia 19. A visitação à área de expositores e venda de livros e a participação em todas as atividades é gratuita, de segunda a sábado das 9 às 21 horas e nos domingos das 10 às 20h – a programação completa pode ser conferida em www.feiradolivrojoinville.com.br.

Escolas, empresas e instituições interessadas em realizar visitas em grupos podem agendar pelo telefone (47) 3422-1133 ou pelo e-mail agendamento@institutofeiradolivro.com.br.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.