Feira do Livro de Joinville (SC) chegando ao final, confira a programação até domingo (19/4)

A 12ª Feira do Livro de Joinville entra na reta final com fôlego e programação recheada para os últimos três dias do evento. Leo Cunha, Jaílson de Almeida, Thomaz Muylaert e Lauro Cesar Muniz são alguns dos nomes que ainda passam pelo Expocentro Edmundo Doubrawa, que terá ainda o lançamento de livros de autores locais e atividades culturais.

Nesta sexta-feira, Leo Cunha faz uma homenagem à escritora brasileira Sylvia Orthof, grande nome da literatura infantil brasileira e uma das referências na carreira do escritor. O encontro “Memórias Literárias” começa às 9h30, no auditório.

Na sequência, no palco principal, a atriz joinvilense Carol Spieker faz contação de histórias do projeto “Rios de Alegria”, às 10h30 – haverá uma segunda sessão no mesmo local, às 15h.

As sessões de autógrafos terão as participações de Salvador Neto (Joinville), às 14h, Jailson de Almeira (São Paulo), às 14h30, e Sônia Pillon (Jaraguá do Sul), às 18h.

A Feira ainda traz a Joinville o estudante de direito Thomaz Muylaert, que tirou a nota máxima na redação do ENEM em 2003 e lançou pela Editora Giostri o livro “Dias Para uma Boa Redação”. A palestra será às 16h. Na parte musical, Ananias de Almeida participa do sarau “Espaço Autoral” com um show de violão erudito às 17h.

Convidados especiais no fim de semana
Lembrado principalmente pelo trabalho em novelas como “Roda de Fogo”, “O Salvador da Patría” e “Zazá”, Lauro Cesar Muniz é destaque da programação de sábado. Com suas obras completas para teatro recentemente reunidas e lançadas pela Editora Giostri, Lauro faz duas palestras no palco da Feira de Joinville: às 16h debate “A Escrita da Novela”, e às 19h “A Escrita do Teatro”.

A agenda de sábado inicia com o projeto “Rios da Alegria”, de Carol Spieker, às 9h. Ainda no período da manhã, Keylla Alvez distribui autógrafos no seu livro “Diário de um Fã” às 10h, e Renata Schiavon e Denise Ávila fazem um bate-papo sobre literatura infantil às 11h.

As autoras joinvilenses Beth Fontes e Maria Lúcia Rodrigues participam do “Encontro com o Escritor” às 15h, enquanto Ayton Brandão lança “À Sombra do Cinamomo” às 18h, seguido por “Aquele que Morreu de Amor”, de Inês Pozzagnolo.

No domingo, para encerrar a 12ª Feira do Livro de Joinville, destaque para a leitura de poemas de três apenados do Presídio Regional de Joinville, às 14h, projeto idealizado pelo juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais da cidade. Haverá ainda sessão de autógrafo de “Tempo de Fuga”, da escritora Edilene Borinelle, às 15h e a palestra “A Literatura Fantástica no Brasil”, de Marcelo Hipólito, às 16h.

Programação

SEXTA (17/4)

9h – Abertura

9h30 – Memórias Literárias “Eu e Sylvia Orthof” – Leo Cunha – Auditório

10h30 – Contação de histórias – “Projeto Rios da Alegria” – Carol Spieker – Palco Principal

14h – Sessão de autógrafos – Salvador Neto (Joinville)

14h30 – Encontro com o Escritor – Jailson de Almeida (SP) – Palco Principal

15h – Contação de histórias – “Projeto Rios da Alegria” – Carol Spieker – Auditório

16h – Palestra “Redação para o ENEM” – Thomaz Muylaert (SP)- Auditório

17h – Sarau “Espaço Autoral” AMUJ – “Ananias Almeida” – Palco Principal

18h – Lançamento “Encontro com a paz e outros contos budistas” – Sônia Pillon (Jaraguá do Sul) – Auditório

21h – Encerramento

SÁBADO (18/4)

9h – Abertura

9h – Contação de histórias “Projeto Rios da Alegria” – Carol Spieker – Auditório

10h – Sessão de autógrafos – “Diário de um fã” – Keylla Alvez (PR) Auditório

11h – Bate-papo sobre literatura infantil – Renata Schiavon e Denise Ávila,  mediação de Jailson de Almeida  – Palco Principal

11h  – Sessão de autógrafo – “Lar, doce barata” – Ana Peres Batista

15h – Encontro com o Escritor –  Beth Fontes (Joinville) e Maria Lúcia Rodrigues (Joinville), autoras do livro “Sobre os Jardins” – Auditório

16h – Palestra “A escrita da novela” – Lauro Cesar Muniz (SP) – Palco Principal

18h – Lançamento“À sombra do Cinamomo”- Ayrton Brandão-Guaramirim – Palco Principal

18h30 – Lançamento-“Aquele que morreu de amor”- Inês Pozzagnolo (Joinville) -Auditório

19h – Palestra “A escrita do Teatro”- Lauro Cesar Muniz (SP) – Palco Principal

20h – Sessão de Autógrafo -“Estradas Paralelas-Vidas Desencontradas” Vera Oliveira (Joinville)

21h – Encerramento

DOMINGO (19/4)

10h – Abertura

11h – Contação de histórias – “Projeto Rios da Alegria” – Carol Spieker – Auditório

14h – Leitura de Poemas – Apenados do Presídio Regional de Joinville – Palco Principal

15h – Sessão de autógrafos – “Tempo de fuga” – Edilene Borinelle (Joinville) – Auditório

16h – Palestra – “A Literatura Fantástica no Brasil” – Marcelo Hipólito (SP) – Auditório

17h – Sarau “Espaço Autoral” AMUJ – “Miopia” – Palco Principal

20h – Encerramento

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.