Epagri promove curso para empreendedorismo agrícola

Jovens entre 18 e 29 anos terão a oportunidade de fazer gratuitamente aulas de empreendedorismo agrícola e ainda obter recursos para financiar o negócio na área rural.

A Gerência Regional da Empresa de Pesquisa Agrícola e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Joinville promove a partir de terça (24/2) um treinamento para 32 jovens.

As aulas são voltadas as oportunidades de empreendedorismo em agroindústria, grãos, piscicultura, fruticultura, palmáceas, hortaliças, cooperativismo, turismo rural e administração. Os alunos também terão a oportunidade de aprender a desenvolver um plano de negócios.

A capacitação ocorrerá no Centro de Treinamento da Epagri (Cetreville), em Pirabeiraba, distrito de Joinville (SC). Serão aliadas teoria e prática. Durante três dias eles terão embasamento no Cetreville depois passam duas semanas em suas propriedades desenvolvendo o que aprenderam.

A metodologia segue até o mês de novembro. “Nossa intenção é fazer com que voltem para suas casas e apliquem o que aprenderam”, explica Ana Lúcia Ribeiro, coordenadora do Cetreville.

O Governo do Estado vai investir R$ 10 mil reais para os dez melhores projetos individuais serem financiados. Os melhores planos em grupo receberão R$ 45 mil. Esta quantia é do programa SC Rural e será oferecida para desenvolver o plano e torná-lo rentável. Ao todo, cinco mil jovens do Estado terão a oportunidade de financiar seus negócios por meio do programa.

Segundo Onévio Zabot, gerente regional da Epagri, muitos jovens deixam a vida na área rural, mas retornam para se tornarem empreendedores da área agrícola. Isto ocorre devido à qualidade de vida ou pela oportunidade em abrir um negócio no campo. “Ou o jovem se qualifica e retorna para o campo como um empreendedor, ou não poderá competir”, conclui Zabot.

*Agenda

O quê: Curso de empreendedorismo agrícola
Quando: a partir de terça (24/02)
Onde:  Cetreville – Rodovia SC 301, km 0 – Pirabeiraba
Horário: 8h30

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.