Semana do Lixo Zero começou no sábado (1/11) e vai até dia 9/11 em Joinville (SC)

Com mais de 30 eventos simultâneos em diversos locais da cidade, a Semana Lixo Zero Joinville inicia neste sábado (1º/11) e as atividades do projeto seguem até o dia 9.

Como um convite à reflexão sobre a produção excessiva de resíduos, o evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero e cria alternativas dinâmicas de conscientização sobre a gestão do lixo.

Segundo Arthur Racantti, um dos organizadores do evento, a iniciativa pretende trazer a conscientização sobre o lixo para a população joinvilense.

“A gestão do lixo é uma ação individual, mas que exige um trabalho em conjunto para gerar resultados positivos, pois o processo começa dentro de casa e está presente no dia a dia”, explica Arthur.

A abertura oficial do evento teve a data antecipada para terça-feira passada (28), antes da partida do JEC contra o Bragantino, na Arena Joinville.

A programação é voltada para todas as idades, como o passeio ciclístico, que incentiva o transporte não poluente na cidade das bicicletas e será realizado no domingo (2/11), com saída às 9 horas do estacionamento do Centreventos Cau Hansen. O passeio é aberto ao público, com inscrições feitas na hora, e os participantes concorrem no sorteio de uma bicicleta.

Entre as atividades promovidas durante a semana, serão realizadas intervenções urbanas, palestras, workshops, debates, limpeza dos parques, coleta seletiva e ainda o 1º Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero, para integrar e conscientizar a comunidade.

A ação conta com o apoio e a participação de cerca de 50 empresas patrocinadoras, além de organizações públicas, como a Prefeitura de Joinville e o Núcleo de Educação Ambiental, que estará no estande “Destine Consciente: Seja Inteligente, Separe Corretamente”, e irá distribuir sacolas ecológicas e repassar informações sobre a separação correta do lixo e ações para minimizar a produção de resíduos.

Conscientização em níveis nacional e internacional
A Semana do Lixo Zero é iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance.

Com sede em Florianópolis, o instituto foi fundado em 2010 com o objetivo de disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.

Confira a programação no link http://semanalixozerojoinville.com.br/.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.