Nomofobia, você sabe o que é isso?

Você deixa seu celular ligado 24 horas por dia? Fica o tempo todo conferindo as mensagens que recebe ao celular? Acha que é rejeitado quando ninguém telefona?

Cuidado, isso pode ser sinal de que você tem nomofobia. Muitas pessoas não sabem o que é, e nem sabem que têm; por isso, o Nacional Jovem conversou com Christiane Lima, assistente social, psicopedagoga e especialista em saúde da família, para nos esclarecer sobre o tema.

Segundo Christiane, nomofobia é um termo relativamente novo e se refere a uma dependência abusiva que as pessoas têm em eletrônicos em geral, uma ansiedade exagerada que se transforma em um vício. As pessoas, geralmente, se isolam em computadores, em internet e em redes sociais, provocando problemas nos relacionamentos interpessoais.

A psicopedagoga explica que o termo nomofobia é uma abreviação da palavra inglesa “no mobile ”, que significa sem celular. Ela ainda cita diversos fatores que identificam quando a pessoa tem o transtorno, ressaltando que o vício passa a ser uma doença a partir do momento que começa a atrapalhar, em diversos aspectos, a vida  pessoal.

Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia, e às 12h pela Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.