Grupos de agricultoras catarinenses tem até dia 1/12 para inscrever projetos no Incra

Grupos de mulheres assentadas em oito municípios catarinenses já inscreveram pré-projetos na seleção pública do programa Terra Sol Mulheres do Incra, que visa apoiar a agroindustrialização e comercialização em assentamentos da Reforma Agrária. As inscrições tinham data final na última sexta-feira (31), mas foram prorrogadas até o próximo dia 01 de dezembro.

Exclusiva para projetos de agricultoras assentadas beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária, a seleção busca fortalecer a organização em grupos produtivos por meio do incentivo à produção, beneficiamento, industrialização e comercialização de seus produtos. No caso de sete dos oito pré-projetos catarinenses, as mulheres buscam recursos para a estruturação ou implementação de panificações nos assentamentos.

É o caso do grupo de mulheres do assentamento Dom José Gomes, em Chapecó, que já tem estrutura de panificação montada com recursos do Crédito Apoio Mulher, do Incra, e agora busca ampliar as atividades. Neste mesmo assentamento e também no projeto Olívio Albani, em Campo Erê, as assentadas pretendem também trabalhar com plantas medicinais.

Além de Chapecó e Campo Erê, os projetos contemplam assentamentos dos municípios de Água Doce, Passos Maia, Santa Cecília, Irineópolis, Caçador e Rio Negrinho.

Avaliação
Os pré-projetos catarinenses, assim como todos aqueles enviados pelos demais estados brasileiros, passarão por classificação a ser realizada pela Comissão de Seleção, que confere pontuação a itens como inserção do projeto em Territórios da Cidadania, abordagens agroecológicas, envolvimento de organizações de mulheres, etc.

Os projetos passam ainda por qualificação nas Superintendências Regionais do Incra e por análise e aprovação no Incra/Sede e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) antes de receberem o aval para serem financiados.

Podem inscrever projetos entidades e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos e grupos produtivos informais. As propostas devem ser enviadas para o e-mail agroindustria@incra.gov.br até o prazo de 01/12/2014. Formulários e informações disponíveis no endereço www.incra.gov.br.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.