UFSC abre inscrições para o vestibular no dia 16 de setembro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), divulgou  o Edital 05/Coperve/2014, referente ao Concurso Vestibular UFSC/2015, para a ocupação das vagas dos seus cursos presenciais de graduação.

O quadro geral de vagas indica que serão oferecidas 6.511 vagas, distribuídas em 98 opções de cursos, nos cinco campi da instituição, localizados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. A novidade deste ano é o desmembramento do curso de Engenharias, no campus de Joinville, em oito diferentes cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval e Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade. As inscrições  poderão ser feitas a partir de 16 de setembro a 15 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2015.ufsc.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 105, exceto para os cursos de Licenciatura e para o curso de Pedagogia, cuja taxa é de R$ 52,50. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, 2013 ou 2014 e/ou concorrer às vagas destinadas à Política de Ações Afirmativas (PAA/UFSC) deverá fazer sua opção no Requerimento de Inscrição.

De acordo com as resoluções nº 41/2014 e 22/2014, do Conselho Universitário e da Câmara de Graduação da UFSC, respectivamente, serão reservadas 37,5 % das vagas de cada curso/turno a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (Lei 12.711/2012); 10% das vagas de cada curso/turno a candidatos autodeclarados negros que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 16 vagas suplementares a candidatos autodeclarados indígenas. Os candidatos optantes pela PAA também concorrerão às vagas da classificação geral.

Isenção do pagamento da taxa de inscrição
Os candidatos ao Concurso Vestibular UFSC/2015 poderão requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição via CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou nos termos da Lei n. 12.799, de 10 de abril de 2013.

Para solicitar isenção deste pagamento o candidato deverá acessar o site www.vestibular2015.ufsc.br/isencao no período de 16 de setembro a 6 de outubro, preencher o formulário específico para essa finalidade e observar os requisitos e procedimentos requeridos para cada uma dessas modalidades de isenção, conforme o Edital.

De acordo com as resoluções nº 41/2014 e 22/2014, do Conselho Universitário e da Câmara de Graduação da UFSC, respectivamente, serão reservadas 37,5 % das vagas de cada curso/turno a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (Lei 12.711/2012); 10% das vagas de cada curso/turno a candidatos autodeclarados negros que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 16 vagas suplementares a candidatos autodeclarados indígenas.

Os candidatos optantes pela PAA também concorrerão às vagas da classificação geral. As provas do Vestibular UFSC/2015 serão realizadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2014, com início, impreterivelmente, às 14h e duração de quatro horas, em 23 cidades do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Os candidatos que optarem por realizar as provas em Florianópolis serão distribuídos nos municípios da Grande Florianópolis (Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José). Essa distribuição, dependendo de espaço físico, será realizada de acordo com o Código de Endereçamento Postal (CEP) indicado no Requerimento de Inscrição.

Mais informações no site do concurso (www.vestibular2015.ufsc.br), pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou pelo telefone da Coperve (48) 3721-9200.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.