Inscrições para o vestibular da Udesc terminam esta semana

As inscrições para o vestibular de verão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) encerram-se nesta sexta-feira, 3, para os 49 cursos de graduação oferecidos gratuitamente.

No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, são oferecidos nove cursos de graduação: As Engenharias Mecânica, Civil, Elétrica e de Produção e Sistemas; as Licenciaturas em Matemática, Física e Química; além do bacharelado em Ciência da Computação e do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Todos os cursos possuem 30 vagas, exceto o de Engenharia Civil que disponibiliza 38 vagas.

Campus de Joinville é reconhecido pela tradição e qualidade
Com 48 anos de existência, a Udesc Joinville está localizada na Zona Industrial Norte, em uma área de 67 mil m², com mais de cem laboratórios equipados com os mais modernos aparelhos, entre eles, supermicroscópios e até uma fábrica experimental, considerada uma das maiores do gênero no sul do Brasil para Automação de Manufatura.

A maioria das aulas ocorre em período integral, com exceção dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Produção e Sistemas, que ocorrem no período da noite, e da Licenciatura em Matemática no turno matutino.

O centro de Joinville é referência em engenharia, já tendo formado cerca de cinco mil profissionais. O curso de Engenharia Mecânica possui nota 5 (nota máxima) no conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e é considerado o sexto melhor do país. Todos os outros cursos avaliados possuem nota 4  no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente.

Recentemente, os cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção foram considerados muito bons (quatro estrelas) pela edição 2014 do Guia do Estudante da Editora Abril. Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Civil também foram reconhecidos pela publicação, recebendo três estrelas.

Inscrições
O Vestibular de Verão 2015 da Udesc tem 1.289 vagas em 49 cursos gratuitos de graduação, oferecidos em 11 unidades. As inscrições podem ser feitas em www.vestibular.udesc.br até as 20h da próxima sexta-feira, data final também para pagar a taxa de R$ 90.

Os candidatos que obtiveram isenção da taxa pelo critério socioeconômico ou por doação de sangue precisam efetivar sua participação no vestibular, devendo também se inscrever na internet. A Coordenadoria do Vestibular da Udesc recomenda a todos os candidatos que leiam atentamente o edital, o quadro de vagas e o programa das disciplinas.

Cotas e Enem
As vagas oferecidas no Vestibular de Verão 2015 representam 75% do total de vagas da Udesc, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), que exigem também uma prova prática, de habilidade específica.

Do total de vagas abertas no vestibular, 30% de cada curso estão reservadas, sendo 20% para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Provas
As provas serão aplicadas em 16 de novembro, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades de SC: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação do local será divulgada a partir de 27 de outubro.

Na parte da manhã, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação sobre atualidades e conhecimentos gerais, além mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia. A lista dos classificados em primeira chamada será divulgada até 10 de dezembro no site do vestibular. A matrícula deverá ser feita em fevereiro.

Com informações da Ass. Imprensa da Udesc

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.