Cinco autores participarão da Feira de Frankfurt em outubro

Os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores e a Câmara Brasileira do Livro selecionaram cinco autores brasileiros para participarem da maior feira de livros do mundo, a de Frankfurt, na Alemanha, que acontece nos dias 8 a 12 de outubro.

Os escolhidos foram a poetisa Ana Martins Marques;  o escritor e pesquisador Cuti, pseudônimo de Luiz Silva; o jornalista e escritor Edney Silvestre; o jornalista, cientista político e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Bernardo Kucinski e o jornalista e romancista Eduardo Sphor.

Um dos critérios utilizados na escolha dos autores foi a existência de obras traduzidas para o Alemão por meio do Programa de Tradução e Intercâmbio da Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura.

Na edição deste ano, a feira homenageia a Finlândia. No ano passado, o Brasil foi o país homenageado.

A Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura e o Departamento de Cultura do Ministério das Relações Exteriores estão em fase de conclusão da programação de atividades dos escritores brasileiros nos estandes das editoras que publicaram esses mesmos autores.

Além disso, os cinco selecionados participarão de uma programação paralela à feira, no Instituto Cervantes, no próximo dia 10 de outubro.  Intitulada “Noite de literatura brasileira em Frankfurt”, o evento terá duas mesas de debates mediadas pelo tradutor e difusor da língua portuguesa na Alemanha, Michael Kegler. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa, irá representar o Ministério da Cultura no evento.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.