Em resposta à crise, jovens fundam comunidade sustentável na Grécia

g1Sem perspectiva graças à crise financeira, quatro jovens abandonaram a cidade de Atenas, na Grécia, para criar uma comunidade rural sustentável, que incentiva um novo estilo de vida.

Fundada em 2010 na ilha de Evia, a sociedade alternativa Free and Real*, acrônimo paraFreedom of Resources for Everyone, Respect, Equality, Awareness and Learning (ou “Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado”, em tradução livre), tem como principal objetivo criar uma “escola” para uma vida sustentável.

Segundo a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD), os jovens sofreram as maiores perdas de rendimento nos anos seguintes à crise financeira de 2008, especialmente na Grécia, Islândia e Irlanda. Por isso mesmo, entre os habitantes da nova comunidade, o Euro não tem valor.

Todos seguem uma dieta vegetariana rigorosa e se alimentam dos produtos orgânicos cultivados pela comunidade. O que sobra dos jardins é trocado na aldeia vizinha por suprimentos que os jovens não conseguem produzir.

Atualmente, a sociedade é casa de dez moradores permanentes e também recebe mais de cem visitantes que se hospedam durante períodos do ano, interessados em aprender mais sobre agricultura orgânica e modo de vida sustentável.

Sem energia elétrica, os moradores vivem em tendas comunitárias portáteis, feitas de lona. Abaixo, veja imagens que revelam seu estilo de vida.

comu

g2

g3

g4

g5

g6

g7

g8

g10

Da SuperInteressante.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.