Universidade do SUS atinge a marca de 100 mil matrículas

susNeste mês, foi alcançada a marca de mais de 100 mil matrículas realizadas por profissionais de saúde de todo Brasil no Sistema Universidade Aberta do SUS. As informações são provenientes da Plataforma Arouca, que concentra os dados das ofertas UNA-SUS, bem como o histórico profissional e educacional daqueles que atuam na saúde e nela se encontram cadastrados.

O Secretário Executivo do Sistema UNA-SUS, Francisco Campos, explica que, antes da UNA-SUS, as ofertas de educação permanente para profissionais de saúde eram insuficientes, se comparadas com a demanda. “A ideia do Sistema UNA-SUS é fazer uma expansão da oferta para que mais trabalhadores possam ter acesso a essas capacitações”. Campos explica que, para atingir esse objetivo, todos os cursos são abertos com, no mínimo, mil vagas. “Atingir essa marca de seis dígitos é a comprovação de que estamos no caminho certo. Em termos de quantidades de alunos, a UNA-SUS já é maior que muitas universidades de médio porte do Brasil”, destaca.

O secretário ressalta ainda a equidade dos sistemas de saúde está diretamente ligada à qualificação de seus profissionais. “O grande objetivo UNA-SUS é ver as pessoas sendo bem atendidas pelos serviços de saúde em todos o País. Melhorar cada vez mais esses atendimentos só é possível por meio da capacitação de nossos profissionais. O sistema UNA-SUS começou a institucionalizar o processo de educação continuada destes trabalhadores”, diz.

 As ofertas incluem cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização, e ainda mestrados profissionais. Os temas abordados são diversos, abrangendo tanto assuntos específicos como Dengue, HPV, Atenção Domiciliar, Tuberculose e Influenza até programas amplos como Saúde da Família, Atenção Domiciliar e Saúde Mental, além da oferta de especializações para os profissionais participantes dos programas Mais Médicos e PROVAB.

Sistema UNA-SUS

Apoiado pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS é composto pela tríade: a Rede UNA-SUS, o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e a Plataforma Arouca. A Rede UNA-SUS é formada por um conjunto de instituições de ensino superior, que são responsáveis pela oferta de cursos e publicação de recursos educacionais no ARES. Entre essas instituições, está a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).

Inicialmente composta 16 universidades, a Rede UNA-SUS passou por um recente processo de expansão, oficializado em 29 de abril, após publicação do resultado do chamamento público do Edital Nº 57, de 23 de Outubro de 2013, que trata do processo de adesão de novas instituições. Após a publicação, a Rede passou a contar com mais 20 membros, totalizando 36 instituições participantes.

O Sistema UNA-SUS já está presente em todas as Regiões do País. Das novas instituições de ensino, sete estão no Nordeste, quatro no Norte, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sul e uma no Sudeste.

Do Portal Brasil.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.