Projeto Educom Joinville 2014 está com inscrições abertas

Folder_Radioatividade 2014Em 2014, o Projeto Educom Joinville chega ao seu terceiro ano. Aprovado pelo Sistema Municipal de Cultura de Joinville (SIMDEC) em 2012, sob coordenação de Patricia Zimermann, pesquisadora em Educomunicação, tem como objetivo promover encontros entre adolescentes de 12 a 18 anos, para a capacitação básica teórica e prática de técnicas radiofônicas. É o espaço para que os interessados usem a sua criatividade para produzir diferentes gêneros de programas, promovendo o desenvolvimento da cultura local. Uma maneira lúdica e diferente para os interessados terem contato com a diversidade cultural, e depois criar conteúdos para os programas radiofônicos.

 

Esse ano, a oficineira de rádio é a jornalista, mestre em História e doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS, Izani Mustafá. Nos encontros, a profissional vai compartilhar seus conhecimentos a respeito do rádio, uma das mídias mais importantes e que têm a maior abrangência, e incentivar os participantes para que criem os seus programas de rádio relatando um ponto de vista da cultura de sua cidade. Os trabalhos finais servirão como fórum de debates para promover a mobilização juvenil para a comunicação em cultura.

Segundo Patrícia, o projeto Educom Joinville, sob a ótica da pesquisa, objetiva identificar multiplicadores e verificar como a mídia pode mudar ou influenciar, por meio de uma atuação constante nos espaços culturais, a participação dos jovens de forma direta e democrática. “Os adolescentes e jovens são ricos em criatividade e em desenvolver mecanismos para a defesa da própria cultura”. Para ela, isso se comprova nos modos de convivência, nas linguagens desenvolvidas, nos códigos de valores éticos e morais, nas redes de solidariedade e manifestações culturais e artísticas que compõem a diversidade das adolescências e das juventudes brasileiras. “Com esse projeto, desejamos contribuir/ cumprir com o que preconiza o plano municipal de cultura e programas dos ministérios da Cultura, da Educação e do Meio

Ambiente no que diz respeito às praticas educomunicativas, consideradas uma política pública a ser desenvolvida junto com a juventude joinvilense. Queremos evoluir nas estratégias que tornem isso possível isso”, conclui.

O Educom Joinville já reúne cinco programas de rádio produzidos pelos jovens em 2012, que foram apresentados na Rádio Educativa Joinville Cultural FM (105.1). Em 2013 foi realizado o Forum Educom, produzido um artigo científico, resultado da oficina em vários eventos acadêmicos.

 

Contrapartida

O projeto Educom Joinville tem o apoio do Simdec, da Fundação Cultural de Joinville e da prefeitura de Joinville. As inscrições são gratuitas, os jovens produzem programas de rádio e relatam suas experiências e trabalhos num fórum de discussão.

 

Patricia Zimermann

Coordena o projeto Educom Joinville desde 2012 e têm sua carreira profissional desenvolvida na área de Design, Comunicação e Eventos, com ampla experiência na organização de eventos de Arquitetura, Design, Lazer, Esportes e Cultura. Participa ativamente dos movimentos que envolvem o desenvolvimento de políticas culturais no país, por meio de encontros, congressos, seminários, conferências e fóruns nas áreas de Formação, Teatro, Design e Comunicação. É conselheira na cadeira de Formação em Cultura do Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville (2012/2014).

 

Inscrição

Deve ser feita gratuitamente no endereço: http://educomjoinville.blogspot.com.br/

Aulas: a partir do dia 29 de maio de 2014, sempre na quinta-feira

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Casa da Cultura Fausto Rocha Junior

São apenas 25 vagas

 

Fonte para entrevista

Patrícia Zimermann – (47) 9974-8580

E-mail: eventoscomdesign@gmail.com

Blogue: http://educomjoinville.blogspot.com.br/

 

Izani Mustafá

Jornalista

Joinville, 19 de maio de 2014.

Fones: (47) 3427-2903 ou 9772-3133

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.