O que são cáries?

cáriesA cárie é uma doença infecto-contagiosa que pode causar a perda dos dentes se não for tratada a tempo.

Esta doença é provocada por bactérias que estão constantemente em nossas bocas, e que juntas com os restos de alimentos em nossos dentes desenvolvem a cárie. As bactérias produzem ácidos que se unem aos restos de comida grudados nos dentes fazendo buracos nos dentes. Quando a cárie é muito profunda, provoca muita dor, principalmente quando comemos doces ou quando ingerirmos líquidos gelados.

Para evitar que isso aconteça, não existe forma melhor do que a prevenção, seguindo as regras básicas de higiene bucal. Tudo começa com a escolha de uma boa escova de dente. Dê preferência a escovas macias, que não machuquem a gengiva nem os dentes. As cerdas (aqueles fios transparentes) devem ser arredondadas. As escovas devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses quando as cerdas estivarem gastas ou tortas.

Os dentes devem ser escovados todos os dias, no mínimo três vezes ao dia, de preferência após as refeições. A escovação deve começar do lado de fora (o lado voltado para as bochechas) dos dentes e depois o lado de dentro (o lado voltado para a língua).

Primeiro mantenha os dentes fechados e faça movimentos circulares com a escova de dente por toda a pare te fora dos dentes. A parte de dentro deve ser escovada com movimentos de vaivém. Os últimos dentes (aqueles lá do fundo) devem ser muito bem escovados, pois são eles que mais trabalham quando mastigamos, sendo os mais sensíveis as cáries. A língua também deve ser escovada, no mínimo uma vez por dia. O uso do fio dental é recomendado, inclusive para crianças.

Do EBC.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.