A cárie é uma doença infecto-contagiosa que pode causar a perda dos dentes se não for tratada a tempo.
Esta doença é provocada por bactérias que estão constantemente em nossas bocas, e que juntas com os restos de alimentos em nossos dentes desenvolvem a cárie. As bactérias produzem ácidos que se unem aos restos de comida grudados nos dentes fazendo buracos nos dentes. Quando a cárie é muito profunda, provoca muita dor, principalmente quando comemos doces ou quando ingerirmos líquidos gelados.
Para evitar que isso aconteça, não existe forma melhor do que a prevenção, seguindo as regras básicas de higiene bucal. Tudo começa com a escolha de uma boa escova de dente. Dê preferência a escovas macias, que não machuquem a gengiva nem os dentes. As cerdas (aqueles fios transparentes) devem ser arredondadas. As escovas devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses quando as cerdas estivarem gastas ou tortas.
Os dentes devem ser escovados todos os dias, no mínimo três vezes ao dia, de preferência após as refeições. A escovação deve começar do lado de fora (o lado voltado para as bochechas) dos dentes e depois o lado de dentro (o lado voltado para a língua).
Primeiro mantenha os dentes fechados e faça movimentos circulares com a escova de dente por toda a pare te fora dos dentes. A parte de dentro deve ser escovada com movimentos de vaivém. Os últimos dentes (aqueles lá do fundo) devem ser muito bem escovados, pois são eles que mais trabalham quando mastigamos, sendo os mais sensíveis as cáries. A língua também deve ser escovada, no mínimo uma vez por dia. O uso do fio dental é recomendado, inclusive para crianças.
Do EBC.