CREATINA: Erros comuns

creatinaMuitas pessoas acreditam que consumir Cr antes do treino vai aumentar seu desempenho. Mas o efeito da creatina só ocorre depois da saturação celular, ou seja, ela tem efeito crônico e não agudo, tem que haver alguns dias de suplementação para obter os resultados, e pode ser consumida em qualquer hora do dia.

Vale lembrar também que seu consumo como de qualquer outros suplemento proteico/aminoácido no pré-treino é um desperdício pois o corpo vai queima-los para o gasto energético e não para função de anti-catabólica. Estudos mostram que com 15-20 dias de suplementação já é possível notar diferença na concentração celular. E costuma ser bem melhor absorvida quando ingerida junta a CHO. Assim é preferível e mais eficaz o consumo no pós-treino associado a carboidratos e proteínas, visto que esses nutrientes somados a níveis elevados de insulina otimizam a absorção. Lembre-se que no período pós-treino seu corpo está avido por energia visto que houve depleção dos estoques de glicogênio corporal.

Para indivíduos que tenham metabolismo baixo e o consumo de carboidratos nessa fase não é recomendável por diminuir na performance da lipolise o uso de BCAA’s otimiza a absorção de creatina.

       *Escrito por Júlio Cesar. Nutricionista formado pela UFMA, especialista em treinamento desportivo.  CRN: 10072.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.