Há 50 anos, nosso país passava por uma afronta às instituições democráticas e à liberdade de seu povo: o Golpe Militar. Trouxe a miséria do pensamento único, totalizante e autoritário, a perseguição desmedida e cruel a todos os seus opositores.
Durante seus vinte e um anos, a ditadura militar brasileira produziu mortos e desaparecidos, desmantelou o processo educacional, comprometeu a credibilidade do povo em seus representantes políticos, e permitiu a criação de uma estrutura de comando armado e policial voltada para a tortura e o assassinato. As chagas deste período ecoam ainda; mesmo passados vinte e cinco anos de Constituição Democrática.
É preciso lembrar, reviver e refletir, para que nossa liberdade democrática jamais seja posta a perigo novamente.
Com esse intuito, o Projeto de Extensão “Cidadania e Direitos Humanos através do Cinema” propõe às gerações que viveram o golpe, e aos seus descendentes, a recuperação da triste imagem do ocorrido através das lentes de Bruno Barreto, e seu premiado filme “Que é isso, companheiro?”. Em seguida, contribuirão para as reflexões e o debate aberto, Antônio João Manfio, filósofo e educador comunitário associado ao Instituto Paulo Freire e coordenador do Programa Universidade Sem Fronteira (USF), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Salvador Neto, jornalista, escritor e comunicador social, responsável pelo blog www.palavralivre.com.br, e apresentador do programa Xeque Mate, da TV Babitonga.
Estão todos convidados!!!