Confira a agenda científica de 20 a 25 de abril

agendaO Planetário de Brasília preparou uma programação especial para comemorar os 54 anos da capital do país nesta segunda-feira (21). O espaço também estará de portas abertas no feriado desta Sexta-Feira Santa (18) e todos os horários de sessões agendadas sem marcação serão transformados em sessões abertas.

No feriado da segunda, o centro astronômico oferece sessões comentadas na cúpula de projeção. O tema das apresentações será o céu de Brasília. Nestas, também será possível ver imagens do espaço e fazer perguntas para a equipe do planetário. O filme Origens da Vida volta à grade de exibição

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) disponibiliza, novamente, réplica de roupa de astronauta. O público também poderá visitar a Exposição Universo Incrível, parceria entre o Planetário e o Observatório Europeu do Sul (ESO). Confira a programação.

Povos indígenas

A Semana dos Povos Indígenas, evento de tradição no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), comemora o Dia do Índio com diversas atividades. A programação se inicia na terça (22) e prossegue até o dia 30.

As atividades incluem oficinas de confecção de adornos plumários e trilha interpretativa, além do lançamento do catálogo Me à yry Tekrejarôti-re – Os Trabalhos Artesanais dos Mebêngôkre – Kayapó da Aldeia Las Casas.

Saiba mais.

Exposição

A vida dos laureados e inovações que contribuíram para o progresso da humanidade são os destaques da exposição O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo, que tem entrada gratuita e fica em cartaz até terça-feira (22), no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

A mostra possui cinco pavilhões interativos que trazem uma coleção de textos, imagens, artefatos, documentos, interpretações artísticas originais e técnicas avançadas de cientistas premiados.

O público terá acesso a informações sobre o Prêmio Nobel, seus vencedores, invenções, critérios de escolha e categorias. Dentre as atrações selecionadas está o caderno de anotações do escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura, em 2010.

A exposição é realizada pelo Museu da Fundação Nobel, com sede em Estocolmo, na Suécia, em parceria com a FGV. Outras informações aqui.

NETmundial

Na quarta (23) e na quinta-feira (24), acontece, em São Paulo, o Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, o NETmundial. O evento reunirá representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia, da comunidade técnica, além de governos de mais de 80 países.

Dois temas norteiam o debate da conferência: “Princípios de governança da internet” e “Roteiro para a evolução futura da governança do ecossistema da internet”. E, além do Brasil, 11 países atuam como anfitriões do evento: África do Sul, Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Gana, Índia, Indonésia, Tunísia e Turquia.

Os países deverão trazer até seis participantes, sendo dois representantes de governo, dois do setor privado e dois da sociedade civil organizada. Saiba mais.

Física

O pesquisador Hans-Joachim Freund, do Fritz-Haber Institut/Max-Planck Society, Berlim, visita o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (24), Freund ministrará a palestra “Model systems in heterogeneous catalysis at the atomic level” como parte dos seminários da Coordenação de Física Experimental de Baixas Energias do CBPF. Freund também dará uma aula na segunda (22).

O cientista atua na área de física e química de superfícies com enfoque em nanocatálise e estudou física e química na Universidade de Colônia. Foi professor titular em físico-química na Ruhr-Universität Bochum. Em 1995 se tornou membro científico e diretor do Instituto Fritz Haber da Sociedade Max Planck em Berlim. Leia mais.

Inova Petro

As empresas interessadas em participar da segunda seleção de propostas do programa Inova Petro devem enviar uma carta de manifestação até quinta. O edital prevê a seleção de planos de negócios em quatro linhas temáticas: processamento de superfície, instalações submarinas, poços e reservatórios.

O apoio do programa é limitado a 90% do valor total do projeto, sendo o valor restante contrapartida mínima obrigatória da empresa selecionada. A chamada foi lançada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras. Acesse o edital.

Concurso

Encerram-se no dia 25 as inscrições do concurso público para a contratação de 14 pesquisadores e 54 tecnologistas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI).

Nos cargos da carreira de pesquisa, há oportunidades nas áreas de meteorologia, oceanografia, geografia, ciências atmosféricas, ciências exatas e da terra, computação aplicada, ciências da computação, ciências do sistema terrestre, física, ciências matemáticas e naturais, ciências biológicas, ecologia, ciências sociais aplicadas, ciências humanas ou áreas correlatas.

Os interessados devem se inscrever na sede da instituição, em São José dos Campos (SP), ou na Unidade Regional de Cachoeira Paulista.

Os editais com a descrição das vagas, conteúdo programático, normas e etapas da seleção, bem como todas as informações sobre o concurso, estão disponíveis online.

Tecnologia mineral

Termina no mesmo dia o período para o recebimento de resumos para o Global Stone Congress 2014. O evento, no setor de pedra natural, terá sua quinta edição em Antalya, na Turquia, de 22 a 25 de outubro.

O objetivo do congresso é assegurar contribuições internacionais para partilhar e resolver os problemas da indústria das rochas ornamentais por meio da troca de opiniões e experiências entre as investigações multidisciplinares.

O encontro vai reunir engenheiros, acadêmicos investidores e empresas numa plataforma de discussão para troca de experiências práticas e científicas do setor das rochas ornamentais em nível mundial. O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) participa do Comitê Cientifico e colabora com a organização.

Do Portal Brasil.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.