Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil acontece neste sábado (15) em Joinville

defesa_civilRepresentantes de dezesseis cidades do Norte e Planalto Norte do Estado participam neste sábado, 15, em Joinville, da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O encontro tem a atribuição de avaliar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. A intenção é debater e aprovar propostas e diretrizes, com a participação da sociedade civil, agentes da defesa civil, conselhos e comunidade científica. O evento ocorre no auditório da Univille, das 8h às 13h30.

Segundo o coordenador da Regional Norte da Defesa Civil de Santa Catarina, Antonio Edival Pereira, a conferência será uma oportunidade de compartilhar ideias para a elaboração de novas políticas públicas e também de discussão de ações governamentais. “Para prevenção e minimização de desastres naturais ou tecnológicos, como o acidente de reação química, ocorrido no ano passado, em São Francisco do Sul”, explica.

Com foco no tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, os debates serão baseados em quatro eixos: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres, Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil, Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil e Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.

Além dos debates, também haverá a escolha dos 82 membros da delegação encarregada de levar as sugestões da região para a etapa estadual, programada para os dias 26 e 27 de março, em Lages. A ação antecede a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. O encontro será em Brasília, de 27 a 30 de maio.

A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil é organizada pela Coordenadoria Regional Norte da Defesa Civil de Santa Catarina, pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

Os municípios envolvidos no evento são: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul,  São Francisco do Sul,  São João de Itaperiú e Schroeder.

Fonte: Assessoria de Comunicação SDR Joinville.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.