Exposição torre de Babel estréia em joinville propondo uma reflexão sobre o meio em que vivemos

1799981_722009637820467_1173827498_o

Entre os dias 13 de março a 13 de abril, o Joinville Garten Shopping, recebe a primeira exposição do artista visual Pedro Holderbaum, intitulada: Torre de Babel. Em sua primeira individual, Pedro consolida seu amadurecimento enquanto artista.

Pedro Holderbaum é gaúcho, nascido na cidade de Porto Alegre (RS), formado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, possui em seu currículo, mais de 100 obras construídas. Além da arquitetura, outra grande paixão do artista são as orquídeas, como orquidófilo e enquanto presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO), Pedro foi o responsável pelo projeto arquitetônico, montagem e desmontagem da Festa das Flores de Joinville por 10 anos consecutivos de 1995 a 2004.

A exposição Torre de Babel entra no contexto como uma figura de linguagem, escancarando a série de incertezas que acompanham nossos dias. O contemporâneo e o efêmero fazem parte da individual, mostrando de um lado a tecnologia, a política, do outro a total vulnerabilidade do homem diante das grandes questões que estão colocadas à nossa frente. Para sua estreia Pedro desenvolveu 15 telas que variam de 1m80cm X 1m30cm a 1m10cm X 1m50cm, utilizando colagens de jornais de suas viagens pelo mundo, fotografia, spray e tinta acrílica.

A equipe técnica da exposição Torre de Babel é composta por Marina Heloisa Medeiros Mosimann na coordenação geral e Rodrigo Domingos na produção e curadoria. Há cinco meses cada detalhe da mostra vem sendo planejado e minuciosamente contextualizado pelo grupo em encontros semanais, o resultado final será apresentado para o grande público com grande satisfação e a certeza do dever cumprido.

“A arte é o saudável grito de alerta e a procura de alternativas. Buscar uma identificação é quando o artista manifesta seu sentimento, juntamente com seu conteúdo e sua técnica.”

Pedro Holderbaum encontrou na sua arte, um critério para expressar a desordem, a contestação, acompanhada de um viés crítico em relação à política, ao caos urbano e ao capitalismo. Constitui esta exposição à angústia de nosso tempo, os conflitos humanos, o poder e a violação do ser. Um terreno excepcional para desenvolver a sua criatividade em busca de uma expressão mais autêntica de homem contemporâneo.

Holderbaum é um artista que trafegou em diversos caminhos, movido pela inquietação íntima, na apreensão de sua própria experiência do mundo. Através do seu trabalho como arquiteto, paisagista e artista visual, na arte de preparar os cenários da Festa das Flores por dez anos, com visão contemporânea e ousadia.

Buscou elaborar uma síntese além da própria existência de sua arte. Holderbaum é no dizer de Otto Maria Carpeaux: “cultura é processo, é acumulação de experiências da alma humana, é construção da liberdade, é criação do sonho, é aventura dos homens livres”.

Marina Heloisa Medeiros Mosimann_ Coordenadora Geral e MontageM

“Traçando um paralelo entre o mito da construção da Torre de Babel e os dias atuais, podemos pensar que se naquela ocasião os homens se desentenderam e cada qual voltou para suas paragens originais, continuando suas vidas normalmente, hoje nesta construção da qual todos temos que participar, que é a obra de manter nosso planeta habitável, não podemos desistir, porque se fracassarmos, ninguém terá um lugar para voltar, pois tudo estará comprometido.”

Pedro Holderbaum_ Artista Visual

 

APOIO CULTURAL EXPOSIÇÃO TORRE DE BABEL

RD Comunicação: rdcomunica.com.br

Marina Mosimann: marinamosimann@hotmail.com

Ariadne Film Maker: http://www.facebook.com/adivideoholic

Oito Sete Estúdio Criativo http://www.facebook.com/oitoseteestudio 

Blog Disse Tudo: http://www.dissetudo.com

Blog Gravata: http://gravatablog.com

Casa Geraldo: http://www.casageraldomoveis.com

Cia das Delícias: http://www.ciadasdelicias.com.br

Caderode Mobiliário Corporativo: http://www.facebook.com/CaderodeJlle

Vinícola Salvador: http://www.vinicolasalvador.com.br

Flora Holderbaum: http://www.floraholderbaum.com

Universidade da Região de Joinville Univille: http://www.univille.edu.br

Curso de Artes Visuais Univille: https://www.facebook.com/artesuniville

Seta Painéis: http://www.setapaineis.com.br

JC Cópias: http://www.jccopias.com

Estúdio Boom  Box: http://www.facebook.com/boombox449

SERVIÇO

O Quê:EXPOSIÇÃO TORRE DE BABEL _PEDRO HOLDERBAUM

Onde: Joinville Garten Shopping – Rua Rolf Wiest, 333 Bom Retiro- Loja 124

Quando: 13/03 quinta (lançamento) até 13/04 domingo (encerramento)

Horário: das 10h às 22h

Quanto: Gratuito

VT Conceito exposição: http://vimeo.com/87869626

Página evento facebook: https://www.facebook.com/events/738515042835173/?fref=ts

EQUIPE EXPOSIÇÃO

Pedro Holderbaum

E mail: pedroholderbaum@yahoo.com.br

Site: pedroholderbaum.com

Telefone: 915 3611

Telefone: 3026 1116

Marina Mosimann- coordenação geral/montagem

Telefone: 9664 3300

E Mail: marinamosimann@hotmail.com

Rodrigo Domingos- Produção e Curadoria

Telefone: 3025 4225 – 962 3517

E-mail: rdcomunica@rdcomunica.com.br

Fernanda Ourique- Assessoria Imprensa Shopping

E-mail: Joinville@1via.com.br

 

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.