Dilma tem a simpatia dos eleitores mais pobres e menos escolarizados

  A presidente Dilma Rousseff é a líder em intenções de voto para as eleições deste ano, com 47% das intenções de voto, o suficiente para vencer no primeiro turno, informa o jornal “Folha de S. Paulo” deste domingo, que perfilou os eleitores de 2014.

A pesquisa mostra que o típico eleitor brasileiro simpatizante de Dilma tem entre 25 e 34 anos, possui ensino médio e renda familiar mensal baixa, de cerca de R$ 1.448.

As informações surgiram do cruzamento de dados apurados pelo Datafolha no fim de fevereiro junto a 2.614 pessoas. Também foi identificado que o típico eleitor de 2014 mora na região Sudeste, em municípios do interior com menos de 50 mil habitantes.

O cruzamento dos dados mapeou onde cada candidato se sai melhor. No polo oposto aos eleitores de Dilma estão os simpatizantes de Marina Silva (PSB) e de Aécio Neves (PSDB), com renda e escolaridade mais altas.

Pelo menos 30% de quem vota na Marina, por exemplo, tem ensino superior. Já dos adeptos de Dilma, apenas 12% fez faculdade.

Os que votam em Aécio, por sua vez, estão em sua maioria na região Sudeste (57%) e são preponderantemente homens (57%). Ao passo que os adeptos da Dilma estão em sua maioria no Nordeste.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.