Opinião – Impressões de Brasília

Aliança PT/PMDB está por um fio
Aliança PT/PMDB está por um fio

Brasília é o centro do poder em nosso país, assim como Florianópolis o é em Santa Catarina, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, e assim por diante. Estive por lá esta semana a trabalho, garimpando notícias e novidades que agora compartilho com os leitores do Palavra Livre. Neste ano em que teremos eleições, é importante ficar bem informado sobre tudo que rola nos bastidores do poder, distante dos olhos da maioria da população. Confira as impressões de Brasília parte 1:

Aeroportos, obras, transtornos
É uma constatação. As obras nos principais aeroportos do Brasil estão para lá de atrasadas. Em Congonhas, no JK da capital federal, tudo em um ritmo acelerado, mas convenhamos muito atrasado. Falando em atrasos, os voos começaram a atrasar novamente, desde o destino e conexões por consequência. Imaginem o que vai acontecer na Copa do Mundo. Oremos.

Dilma e PMDB
Está por um fio a aliança nacional que se formou a partir do primeiro governo Lula entre o PT e PMDB. Nada transparece para a opinião pública nacional, mas é fato que a intransigência de Dilma em questões menores que desagradam líderes do PMDB afasta o partido da base, lenta, mas profundamente. Para quem vai à reeleição, ficar sem o maior partido do país seria um verdadeiro terremoto.

Dilma x PMDB 2
As maiores reclamações nem são sobre ministérios A ou B, mas do péssimo atendimento político e pessoal aos pleitos de deputados federais, inclusive de Santa Catarina. Arrogância, chá de banco em antessalas, ausência de retornos a pleitos de parlamentares, mesmo os menores, tem ampliado o fosso. Há assessores de ministérios que sequer atendem deputados, mandam esperar por horas. Resultado: forte inclinação para desembarque do governo, liberação do PMDB para negociar alianças por estados, e até o antes inimaginável, aliança com os tucanos.

Volta Lula cresce
Diante de tantos desencontros entre petistas, peemedebistas e outros partidos da base do governo, e sem acenos da Presidenta para a reaglutinaçao de uma base heterogênea ao extremo, já se sente nas conversas o apelo pela volta de Lula. O ex-presidente voltando à ativa e à disputa presidencial, dizem deputados, faria tudo voltar a seu curso normal. Os parlamentares amam Lula, e já chegam a detestar Dilma. Coisas da política tupiniquim. Com Lula, sonhos de Eduardo Campos e Aécio Neves de chegar a um segundo turno ficariam muito distantes. É o sentimento no cerrado hoje.

Por Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.