Biblioteca Pública de Santa Catarina ganha plataforma online para pesquisas e reservas

Todos os títulos do acervo bibliográfico da Biblioteca Pública de Santa Catarina estarão disponíveis na Internet já a partir da próxima semana. O Sistema de Automação de Biblioteca (Sábio), que antes servia apenas para atividade interna, ganhou versão mais completa e agora facilita o acesso de todos para consultas e reservas, por meio da Internet. “O sistema terá que passar por uns dias de testes antes de ser disponibilizado, mas estamos confiantes de que até o final da semana já poderá ser acessado por qualquer pessoa, basta ter um computador a mão”, comemora a administradora da biblioteca Patrícia Firmino.

O software SábioWeb, criado pela blumenauense Wallis Software Ltda, recebe estrutura técnica (servidor web) do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Por meio dele, antes de sair de casa o usuário poderá consultar o acervo da biblioteca, seu histórico e ainda fazer reservas. Mas para tal procedimento precisará de uma senha de cadastro que será disponibilizada pela Fundação Catarinense de Cultura.

O link de acesso à plataforma online estará disponível no site oficial www.fcc.sc.gov.br/bibliotecapublica

O rico acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina é composto por mais de 115.000 volumes. A biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras e Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX. Excetuando-se as coleções de obras raras, o acesso ao acervo é livre.

Biblioteca Pública de Santa Catarina
Localizada na Rua Tenente Silveira, 343, Centro de Florianópolis.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min, e aos sábados das 8h às 11h45min.

Fonte: Fundação Catarinense da Cultura.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.