Udesc abre inscrições de programa que apoia participação de professores em eventos no exterior

Edital do Proeven dará dez auxílios com passagens, diárias e inscrição.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o Edital nº 01/2014 do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), o qual concederá ajuda financeira a professores pesquisadores que queiram apresentar trabalhos científicos, tecnológicos ou artístico-culturais em congressos no exterior durante o primeiro semestre de 2014.

Segundo o edital, as inscrições devem ser encaminhadas diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) até 20 de novembro.

O público-alvo são docentes da Udesc que tenham preferencialmente título de doutor. Os pesquisadores podem ser contemplados pelo Proeven uma única vez a cada dois anos.

Ao todo, a universidade concederá dez auxílios com passagens de ida e volta, até quatro diárias internacionais e pagamento da taxa de inscrição, limitado até R$ 1,5 mil. Os eventos precisam ser apoiados por associação científica e/ou organismo internacionais da área de atuação do candidato.

Os professores devem apresentar nove documentos listados no edital e submeter seus trabalhos ao Sistema de Avaliação de Produção Institucional (Sapi), que fará automaticamente a pontuação da seleção. Os processos serão analisados pela PROPPG, enquanto o resultado será homologado pelo Comitê de Pesquisa da Udesc.

Contrapartida

No prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil, os docentes contemplados no Proeven precisarão entregar à PROPPG um relatório de participação no evento.

Além disso, os professores terão de fazer apresentação oral de suas participações no Encontro Proeven ou em outro meio de divulgação científica promovido pela pró-reitoria.

Fonte: Udesc

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.