Tenda da Ciência UDESC estará presente no centro de Joinville nesta sexta-feira – 25/10

Será realizada nesta sexta-feira, 25, mais uma edição da Tenda da Ciência. O evento, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que visa mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a valorizarem a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da ciência na vida das pessoas e para o desenvolvimento do país.

O evento será realizado na Praça Nereu Ramos, no Centro de Joinville, com transmissão ao vivo pela Rádio Udesc (91.9 FM). As atividades têm início às 10h, com a apresentação do Coral da Udesc Joinville, e prosseguem até as 18h. A entrada é livre.

A Tenda da Ciência contará com demonstração de robôs, protótipos para conscientização do uso racional de energia, experimentos de física e química, jogos de matemática, ensino de xadrez, observações astronômicas por meio de telescópio móvel, e exposição do carro off-road e do barco movido a energia solar desenvolvidos na universidade.

Importância da ciência na vida da criança e do adolescente:

“Por quê?” Essa é uma das perguntas que as crianças fazem com bastante frequência. Elas têm curiosidade em saber a origem das coisas e as causas dos fenômenos da natureza e em explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante. A disciplina de Ciências, quando bem trabalhada na escola, ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio.

“Trabalhar os conteúdos de Ciências é dar oportunidade a crianças e jovens de entender o mundo e interpretar as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia-a-dia”, diz Luciana Hubner, formadora de professores e selecionadora do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10. Com a tecnologia mais presente na vida das pessoas, ter conhecimento científico também significa estar preparado para analisar as questões da contemporaneidade e se posicionar frente a elas – alguns dos objetivos da disciplina.

 

Fonte: UDESC, Nova Escola.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.